Brasil melhora inadimplência e atrai investidores para o país

Queda do Brasil no CDS tem sido uma das mais rápidas entre os países

Brasil melhora inadimplência e atrai investidores para o país — © Reprodução

Brasil melhora inadimplência e atrai investidores para o país — © Reprodução

Economia — O índice Credit Defaut Swap (CDS) é um seguro contra inadimplência e indica a capacidade ou credibilidade do país de honrar com as suas dívidas. Quanto mais alto o índice menor a credibilidade do país. O Credit Default Swap seria uma espécie de permuta de crédito contra calote ou um seguro contra inadimplência.

A “grosso modo”, sempre que você fizer algum tipo de investimento, na bolsa de valores por exemplo, você paga um seguro, esse seguro é o CDS.

Nessa segunda-feira (22), o CDS estava em 128 pontos, uma queda de quase 44% comparado aos 228 pontos observados no primeiro turno das eleições. Isso acaba nos mostrando que a relação do governo Bolsonaro está diretamente ligado aos bons resultados mostrados pela pesquisa.

+ Para Rui Palmeira, Bolsonaro não deve apenas governar para seu ‘grupinho’

O presidente Jair Bolsonaro teria destacado recentemente por meio das redes sociais que o índice atual é o menor dos últimos cinco anos.

Mesmo sendo confundido com o Risco Brasil, o CDS, pertence a um outro cronograma, mas tem relações fortes com ele. Atualmente, o Risco Brasil está com a classificação de “BB”, nesse caso, o selo de bom pagador que é representado por essa nota.

Porém, o índice do Credit Default Swap dá sinais de que o Risco Brasil tem tendência de subir ou cair, já que é a nota consumada dos riscos que se tem de investir no país e sua capacidade de pagar as dívidas.

+ Mega-Sena: Apostador pode levar R$ 3 milhões nesta quarta

As tomadas de decisão do governo estão colocando o país rumo a um crescimento sustentável. É claro que, os resultados tardam para serem experimentados pela população, pois o Brasil apresentava uma queda livre a pouco tempo e por isso demorará para sair do estado lamentável em que se encontrava. Por via das dúvidas quanto mais se adiantar o “dever de casa” mais rápido o país sai do buraco.