Bolsa Família pode ser cancelado por irregularidades no cadastro; entenda

Ao todo, já foram encontrados mais de 1,136 milhão de titulares em situação irregular. Beneficiários devem ficar atentos

Bolsa Família pode ser cancelado por irregularidades no cadastro — © Reprodução

Bolsa Família pode ser cancelado por irregularidades no cadastro — © Reprodução

Economia Muitas pessoas não sabem, mas manter o cadastro do Bolsa Família atualizado é fundamental. Diariamente, beneficiários do programa acabam tendo algum tipo de problema com o recebimento do auxílio financeiro e, na maioria dos casos, chegam a ter o beneficio bloqueado, suspenso ou cancelado.
Apesar de estar desenvolvendo medidas que visem ajudar os beneficiários, o governo também segue com uma operação pente-fino, cujo objetivo é cortar o auxílio daqueles que apresentam informações desatualizadas ou incorretas. Por esse motivo, é preciso estar atento às irregularidades de seu cadastro.

Por meio de um cruzamento entre os diferentes bancos de dados –  CadÚnico, INSS, Rais, Caged e CNPJ, onde estão registradas as informações dos assegurados, é possível descobrir quais famílias estão recebendo acima da renda declarada, que hoje é de R$ 178,00 por pessoa.

+ Saiba se você tem direito ao 13º salário do Bolsa Família

Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a cada dois anos o programa realiza uma espécie de atualização cadastral. O aviso referente ao período para realizar o procedimento é comunicado pelo extrato do Bolsa Família. Caso perca o prazo, terá o valor retido sem autorização para saque.

Ao todo, já foram encontrados mais de 1,136 milhão de titulares em situação irregular, sendo 469 mil foram cancelados e outros 667 mil bloqueados.