Auxílio-gasolina: Benefício pode não ser pago em 2022

O fundo incluirá a ampliação do auxílio-gás, para que mais pessoas sejam beneficiadas, além de criar o auxílio-gasolina.

Imagem de abastecimento | © Custódio Coimbra/Agência O Globo

Imagem de abastecimento | © Custódio Coimbra/Agência O Globo

No dia 10 de março de 2022, o Senado Federal aprovou o projeto que cria a CEP (Conta de Estabilização dos Preços dos Combustíveis). Esse projeto consiste em um fundo que visa conter a alta dos preços dos combustíveis. Agora, ele irá passar pela apreciação da Câmara dos Deputados para ser votado.

O fundo incluirá a ampliação do auxílio-gás, para que mais pessoas sejam beneficiadas. Além disso, um dos principais mecanismos deste, é a criação do auxílio-gasolina, que terá um valor entre R$ 100 e R$ 300. Contudo, esse benefício, a princípio, será para taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas.

Apesar de tudo está indo bem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, demonstrou que não concorda com o projeto que cria o fundo de estabilização e tentou até derrubar a medida. Porém, a equipe econômica aceitou incluir o auxílio no projeto do relator, para impedir que fosse incluído um número maior de subsídios.

No entanto, não se sabe a probabilidade deste auxílio ser pago ainda este ano. Isso ocorre porque a Lei das Eleições não permite a concessão de benefícios no ano eleitoral.