Dica Pet

Dica Pet: Você sabe o que é dirofilariose? A Dr. Adriana Melo explica

A médica veterinária explica como proteger o seu animal contra a doença, que é transmitida por meio da picada de mosquito.

Publicado:


Se o seu cão está com sintomas como dificuldade para respirar, apresenta cansaço com facilidade ou o ritmo de pulsação cardíaca está mais acelerado do que o normal, fique atento: ele pode estar com Dirofilariose, que é transmitida por meio da picada de mosquito.

A enfermidade é da mesma classe de outras que podem atingir o intestino do animal. Entretanto, neste caso, o parasita pode se alojar em vasos ligados ao pulmão ou dentro do coração, conforme explica a médica veterinária Adriana Melo (@adrianamelo.drapet). A doença pode ser fatal para os cães, dependendo do caso.

Por ser silenciosa, muitas vezes o tutor não percebe que o seu peludo está sofrendo com o verme do coração até que a gravidade do problema já tenha alcançado proporções maiores. Por esse motivo, é fundamental conhecer as causas, os sintomas e, principalmente, como prevenir a doença.

Conforme a o problema avança, é possível identificar alguns sinais de que o seu pet está sofrendo com a dirofilariose canina. Os mais comuns são fraqueza, apatia, tosse crônica, respiração acelerada e curta, intolerância a atividades físicas e perda de peso.

O calor é um fator que acentua a proliferação de mosquitos transmissores e, consequentemente, do parasita. Épocas como o verão podem aumentar os índices da doença. Locais quentes e litorâneos em geral são considerados de grande risco para o desenvolvimento da verminose nos cães.

Como o verme do coração chega aos pets?

Como já foi dito, a transmissão acontece através da picada de mosquitos que estiveram em contato com outros hospedeiros infectados. Ou seja, a gravidade do contágio é que ele acontece em ciclos como:

• O mosquito pica um hospedeiro infectado e carrega em seu organismo as microfilárias (larvas do verme em primeiro estágio) presentes no sangue da vítima;

• A partir daí, o mosquito já se tornou um hospedeiro intermediário. E, em mais ou menos duas semanas, as larvas irão migrar da região do tórax do mosquito para o seu aparelho picador: de onde serão transmitidas para os próximos hospedeiros;

•  Uma vez na corrente sanguínea de cães saudáveis, essas larvas irão para o tecido muscular e subcutâneo, até se tornarem jovens adultas (isso leva entre 3 e 4 dias);

•  Nesse período de incubação, as larvas ficam lá crescendo, se nutrindo do animal e, após 100 dias, migram para o coração, onde alojam-se no ventrículo direito e na artéria pulmonar do pet. É ali que elas atingem sua maturidade sexual e acasalam para liberar novas microfilárias no sangue do pet, dando início a um novo ciclo.

Assuntos

Dica Pet

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Médica veterinária Adriana Melo | © BR104
Dica Pet
Dica Pet: Por que utilizar toalha descartável no banho e tosa do seu pet?

A médica veterinária Adriana Melo traz algo inovador para sua clínica e explica a importância do uso das toalhas descartáveis nos pets.