Curiosidade

Sexta-feira 13: Gatos pretos não trazem azar, proteja os felinos

Nesta data, os maus-tratos contra os gatos pretos aumentam. Se você tem um desses, proteja-o em casa e em segurança.

Publicado: | Atualizado em 13/05/2022 11:16


Gato preto | © Imagem/Google
Gato preto | © Imagem/Google

Hoje é sexta-feira 13! Esta data é popularmente conhecida como o “dia do azar”, sendo marcada por diversos tipos de superstições. Há várias lendas a respeito da instituição desse dia, referentes a mitologias, passagens bíblicas e tradições. Seja qual for a origem, há uma figura que recebe destaque e é muito ameaçada em dias como esse: o gato preto.

Desde a Idade Média, os gatinhos pretos eram associados, erroneamente, às trevas, ao misticismo e à bruxaria. Acreditava-se, inclusive, que eles eram bruxas disfarçadas. Isso se devia tanto a cor preta dos felinos quanto aos seus hábitos noturnos e a capacidade de se camuflarem na escuridão.

Diante disso, essa crença se enraizou ainda mais quando o papa Inocêncio XIII, no século 15, resolveu incluir os gatos pretos na lista de seres hereges. Antes disso, humanos já eram queimados em fogueiras, principalmente mulheres, por serem associadas à bruxaria.

Após o decreto do Papa, muitos gatos foram perseguidos e queimados na Inquisição, junto com as mulheres, sendo relacionados a tudo que há de ruim por muitos lugares ao redor do mundo, reforçando ainda mais o preconceito contra os felinos pretos.

Tudo isso graças à ignorância popular e aos fanáticos religiosos da época, que acabaram, inclusive, “cavando a própria cova” ao massacrarem os bichos, uma vez que depois da dizimação dos mesmos, surgiram milhares de ratos em toda a Europa, hospedeiros de pulgas que abrigam as bactérias Yersinia pestis, causadoras da peste negra.

A peste negra foi uma das pandemias mais devastadoras da história da humanidade e matou cerca de 200 milhões de pessoas na Idade Média! Curioso, não? Ao matarem seres indefesos e puros, a consequência foi mortal para a sociedade da época.

Já em outros lugares do mundo, os gatos pretos são considerados divindades, como, por exemplo, nas culturas da Pérsia e do Egito Antigo, indicando ainda prosperidade e boas notícias no folclore alemão.

No entanto, a fama negativa ainda prevalece, e isso é refletido nas agressões aos gatos pretos para evitar azar, principalmente no Dia das Bruxas e na sexta-feira 13. Diante disso, se você tem um gato preto, proteja-o em casa e em segurança em datas como essa.

E mais: se você tem a capacidade de adotar um desses bichinhos, adote-o. A coloração preta muitas vezes é um fator para não adoção. Adotando os gatinhos pretos e os protejendo, você ajuda a salvá-los. Afinal, todos os gatos são seres cheios de amor para dar e merecem ser amados de volta sem distinção de cor.

GATOS PRETOS NÃO TRAZEM AZAR! PROTEJA-OS!


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Mércurio Retrógrado | @ Reprodução
Curiosidade
Mércurio Retrógrado está com os dias contados; saiba o que ainda esperar

Mercúrio retrógrado é frequentemente associado a confusões na comunicação, mal-entendidos, atrasos e problemas tecnológicos.


Sol em Touro | @ Freepik
Curiosidade
Sol entra em Touro: entenda o movimento astral

Para aqueles que são adeptos da astrologia, essa entrada é um momento de transição significativo.


Mércurio Retrógrado | @ Reprodução
Curiosidade
Entenda o fenômeno de Mercúrio Retrógrado em abril

Astrologicamente, Mercúrio retrógrado é frequentemente associado a períodos de confusão, mal-entendidos, atrasos e problemas de comunicação.


O Dia da Mentira é comemorado mundialmente em 1º de Abril | © Reprodução/Internet
Curiosidade
1º de abril: Conheça a origem do Dia Mundial da Mentira

A mais conhecida, e aceitada pelos historiadores, remonta ao século XVI, na Europa, mais especificamente na França


Na tradição cristã, o Sábado de Aleluia é um momento de reflexão profunda sobre a crucificação de Jesus Cristo | @ Reprodução
Curiosidade
Entenda o significado do Sábado de Aleluia

Trata-se de um dia carregado de simbolismos e significado para os cristãos.