Saiba por que o “Dia Mundial do Rock” só é celebrado no Brasil

Apesar do título "mundial", a data é comemorada unicamente em nosso país. Mas você sabe o porquê?

Dia Mundial do Rock ganhou reconhecimento no Brasil na década de 90 | © Reprodução

Dia Mundial do Rock ganhou reconhecimento no Brasil na década de 90 | © Reprodução

Hoje é dia de Rock ‘n‘ roll! Nesta quinta-feira, 13 de julho, é comemorado o “Dia Mundial do Rock” aqui no Brasil. Mas por que apenas em nosso país? Você sabe por que essa data foi escolhida para a celebração do maior e mais revolucionário estilo musical de todos os tempos?

O Dia Mundial do Rock ganhou reconhecimento no Brasil na década de 90, quando duas rádios de São Paulo, a 89 FM – conhecida como a Rádio Rock – e a 97 FM, resolveram atender a um pedido feito por Phill Collins, da banda Genesis, no dia 13 de julho de 1985, no festival Live Aid.

Na ocasião, Collins se empolgou tanto com a sua apresentação, que propôs que aquele dia devia ser lembrado como o “Dia Mundial do Rock”, apesar de o evento também ter contado com artistas do pop, como, por exemplo, Madonna.

Seja como for, os ingleses e os americanos não levaram a declaração de Collins a sério, mas os brasileiros e as rádios brasileiras sim. Desse modo, foi graças às emissoras 89 FM e 97 FM que o dia 13 de julho ganhou reconhecimento em nosso país, sendo comemorado anualmente pelos grandes fãs do rock.

Além de Phill Collins, o evento reuniu grandes nomes de artistas e grupos do rock como Led Zeppelin, Bob Dylan, U2, The Cars, Tom Petty, Duran Duran, Paul McCartney, The Who, Rolling Stones, Sting, Scorpions, Black Sabbath, Queen, entre outros.

O festival Live Aid ocorreu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. Os shows foram transmitidos ao vivo para diversos países, resultando em mais de 1,5 bilhão de espectadores!