O que fazer se você fizer PIX errado? Confira 3 dicas para reverter essa situação

Listamos 3 importantes dicas que te auxiliarão, caso você tenha um feito um PIX errado e queira recuperar o dinheiro.

Sistema Pix – © Leonidas Santana

Sistema Pix – © Leonidas Santana

O PIX é uma ferramenta muito utilizada pelos brasileiros, que facilita muito na hora do pagamento, ou para transferir o dinheiro. Mas você já se perguntou o que deve fazer, caso faça uma transferência errada?

Nesta matéria, listamos 3 dicas que irão te auxiliar, caso um dia você mande um dinheiro errado para alguém. Vale lembrar que o mais indicado, é que você tenha o máximo de atenção, para evitar dores de cabeça.

O que fazer se você fizer um PIX errado?

  1.  Entre em contato com o recebedor: Se você fez uma transferência para a pessoa errada e conhece essa pessoa, uma das formas mais simples de resolver é explicando a situação para a pessoa e pedindo a devolução do valor;
  2. Entre em contato com a instituição financeira: Caso você não conheça a pessoa para a qual o Pix foi feito, a situação é um pouco mais complicada. A saída é entrar em contato com a sua instituição financeira e explicar o que aconteceu. Em muitos casos a instituição vai conseguir reverter a situação, porém isso não é garantido;
  3. Tente encontrar a pessoa utilizando os dados do Pix: Outra saída ainda é tentar identificar o recebedor por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Você pode usar essas informações para entrar em contato e fazer uma tentativa de resgate do valor. Entretanto, se o envio for feito para uma chave-aleatória fica mais difícil, já que essa alternativa serve justamente para dar mais privacidade ao recebedor. Nesse caso, ainda pode-se tentar entrar em contato com a agência bancária a qual aquela chave Pix está cadastrada e solicitar que o banco entre em contato com a pessoa.