A primeira noite de agosto, nesta segunda-feira (1º), trará um presente para as pessoas que gostam de observar o céu: a “Superlua do Esturjão”. Além disso, o mês também terminará com uma superlua no dia 31.
O fenômeno de hoje poderá ser visto assim que o sol se pôr, por volta das 17h40. Nesta ocasião, a Lua cheia parecerá ainda maior e mais brilhante do que normalmente, pois estará mais próxima da Terra, e poderá apresentar variações de tonalidade, como amarelada, alaranjada e até avermelhada.
Desse modo, a Lua e o Sol poderão ser vistos de forma simultânea, um em cada lado do céu. Para olhar a Lua, basta mirar a direção Leste, que ela estará próxima ao horizonte. Já o Sol estará na direção oposta, a Oeste.
O fenômeno poderá ser visto sem o uso de um aparelho. No entanto, quem possuir algum, poderá ver a Superlua com mais detalhes.
A Superlua do Esturjão foi um apelido dado pelos povos nativos norte-americanos à Lua cheia de julho. Eles costumavam relacionar a Lua cheia a significados culturais e místicos, batizando uma de cada mês ou período com base em fenômenos naturais, como estações do ano, plantas e animais.
Diante disso, esses povos relacionaram a Lua cheia de julho ao Esturjão, por ser um tipo de peixe que costumava aparecer nos lagos nessa época do ano. Hoje em dia, esse animal é capturado pelos humanos, pois produz o verdadeiro caviar.