Homem se torna o primeiro paciente do Brasil com câncer metastático a passar por autotransplante de pulmão

Com o autotransplante, o pulmão dele foi retirado para a remoção do tumor e, posteriormente, recolocado.

Homem com câncer metastático se tornou o primeiro caso do Brasil a passar por autotransplante de pulmão | © Arquivo Pessoal

Homem com câncer metastático se tornou o primeiro caso do Brasil a passar por autotransplante de pulmão | © Arquivo Pessoal

Um homem de Ribeirão Preto (SP) se tornou o primeiro paciente do Brasil com câncer metastático a passar por um autotransplante de pulmão nos últimos dias. Ele não teve a identidade ou a idade revelada pelo Hospital São Luiz Itaim, responsável pelo procedimento.

O paciente de Ribeirão já estava enfrentando uma metástase, ou seja, o câncer já estava se espalhando por seu organismo. Com o autotransplante, o pulmão dele foi retirado para a remoção do tumor e, posteriormente, recolocado.

Marcos Samano, cirurgião torácico do Hospital São Luiz Itaim, que foi responsável pelo procedimento, disse que não há risco do corpo rejeitar o órgão. “O risco de rejeição não existe, uma vez que o órgão reimplantado é do próprio paciente”, explica.

Após o procedimento, o homem se recuperou em apenas 12 dias, o que surpreendeu toda a equipe responsável pelo tratamento, pois, normalmente, os pacientes que passam pelo autotransplante, precisam de 30 dias para se recuperarem.

“Muito embora o paciente fosse jovem e atleta, o que facilita muito nosso trabalho, a capacidade de recuperação e vontade de voltar a trabalhar surpreendeu toda a equipe. Como os outros ficaram 30 dias internados, achamos que iria ficar ao menos uns 15 dias”, disse o médico.