Entenda por que não se deve usar cotonete para limpar os ouvidos

Sabe-se que o acumulo de cera é prejudicial, mas o que pouco se fala, é que os cotonetes usados para a limpeza também podem trazer prejuízos.

A utilização de cotonetes para limpar os ouvidos é, ainda e infelizmente, um hábito muito enraizado junto dos brasileiros | © Reprodução/Ilustração

A utilização de cotonetes para limpar os ouvidos é, ainda e infelizmente, um hábito muito enraizado junto dos brasileiros | © Reprodução/Ilustração

Para quem tem o costume de usar cotonetes para limpar os ouvidos, vem aí um alerta para essa prática. Sabe-se que, o acumulo de cera é prejudicial, uma vez que causa dor na região, sensação de zumbido, som abafado, entre outros sinais, mas o que pouco se fala, é que as hastes flexíveis do objeto usado para a limpeza também podem trazer prejuízos e que o cerume também tem um lado benéfico.

De acordo com as advertências médicas, essas hastes ou outros objetos podem machucar o ouvido, causando cortes nos canais auditivos e perfurações nos tímpanos. Como consequência, as pessoas podem ter perda de audição, lesão no ouvido e até tonturas.

A retirada total da cera, por sua vez, também pode ser prejudicial. Ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo e é formada por meio de glândulas que ficam localizadas no canal auditivo. O cerume funciona como uma rede de segurança, prendendo qualquer tipo de sujeira, bactéria ou pequenos insetos, impedindo que cheguem até os tímpanos.

Quando o cerume antigo precisa sair, o nosso corpo o faz de forma natural. Os nossos movimentos habituais de mandíbula, como mastigar ou falar, junto com o crescimento da pele dentro do canal auditivo, faz com que a cera saia da orelha por conta própria, sendo lavada durante o banho ou empurrada para o exterior.

No entanto, existem pessoas que têm dificuldade com a autolimpeza e acabam acumulando um excesso de cera no ouvido. Isso pode gerar infecções, problemas na audição, etc. Por outro lado, ao utilizar o cotonete, corre-se outro risco: empurrar a cera, em vez de retirá-la. A dificuldade de eliminar a cera naturalmente pode causar perda auditiva.

Por isso, é importante ficar atento à forma correta de realizar a limpeza, sabendo que tanto o acumulo quanto a ausência de cerume pode ser prejudicial.

Como realizar a limpeza auditiva?

No caso de acumulo de cera, a limpeza auditiva deve ser feita, preferencialmente, por um médico especializado, conforme aponta o diretor do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação, James Battey. “Nesses casos, é melhor buscar um profissional de saúde para tratar do problema”, diz ele.

Não é recomendado utilizar hastes flexíveis (cotonetes) ou outros objetos pontiagudos dentro do ouvido, pois eles podem causar perfuração do tímpano. Além disso, é possível que empurrem toda sujeira e secreção para mais dentro do canal auditivo, bloqueando a passagem do som.