Dica: Aprenda a fazer repelentes caseiros contra mosquitos

Aprenda a fazer repelentes caseiros e naturais contra mosquitos. Os ingredientes são simples e facilmente encontrados.

Repelente de mosquitos | © Reprodução

Repelente de mosquitos | © Reprodução

Com o período de chuva, é comum aparecer muitos mosquitos em nossas residências. Aqui, em União dos Palmares, por exemplo, sofremos com a quantidade de moscas, principalmente em certos pontos da cidade.

Também é preocupante o alto índice de dengue no Brasil, que voltou a preocupar as autoridades brasileiras. Alagoas também registrou alta no número de casos da doença nesse mesmo período. Até o dia 16 de abril, o estado tinha notificado 1.397 casos.

Com isso, o BR104 trouxe duas receitas fáceis de como fazer um repelente caseiro e natural para ajudar a combater os mosquitos. Os ingredientes são simples e encontrados facilmente.

Repelente com cravo da índia

O repelente caseiro com cravo da índia é rico em eugenol, um óleo essencial com propriedades inseticidas, que afastam o mosquito Aedes aegypti que causa dengue, Zika e Chikungunya, além de moscas e formigas.

Ele pode ser usado por adolescentes e adultos, incluindo mulheres grávidas, e o tempo de duração máximo desse repelente na pele é de 3 horas.

Ingredientes

500 mL de álcool de cereais;
10 g de cravo-da-índia;
100 mL de óleo de amêndoas ou mineral.

Modo de preparo

Colocar o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa, ao abrigo da luz, por 4 dias. Mexer essa mistura 2 vezes por dia, de manhã e à noite. Coar e juntar o óleo corporal, agitando ligeiramente e colocar o repelente num recipiente com spray.

Essa loção também pode ser usada nas superfícies que costumam ter formigas, pois é uma ótima forma de afastá-las. Se as formigas costumam ficar no açúcar, o que se pode fazer é colocar algumas unidades de cravo da índia dentro do açucareiro.

Repelente para moscas

Um exemplo de repelente caseiro para moscas é colocar cravos-da-índia espetados na metade de um limão ou de uma laranja.

O cravo da índia possui propriedades que irritam os insetos e elas ficam mais evidenciadas em contato com essas frutas cítricas.

Ingredientes

10 g de cravo-da-índia;
1 laranja ou 1 limão.
Modo de preparo

Modo de preparo

Espetar os cravos da índia na parte externa da fruta e deixar ao ar livre. Para potencializar o efeito pode-se ainda cortar a laranja ou o limão no meio e espetar os cravos no interior. Além disso, pode-se espremer um pouco a fruta, o suco fica mais evidente e tem maior ação em conjunto com os cravos.