Hoje, 8 de outubro, comemora-se o Dia do Nordestino. Essa é uma data de grande importância para um povo acolhedor, forte e resistente que faz parte da região Nordeste, que é rica por sua cultura, belezas naturais, culinária sem igual, entre tantas outras características únicas.
O Nordeste é terra de grandes escritores, compositores e cantores do Brasil, como Luís Gonzaga, Ariano Suassuna, Alceu Valença, Gilberto Gil, Djavan, Rachel de Queiroz, Caetano Veloso e Jorge Amado, que enriquecem a região e contribuem para a sua literatura, música e arte.
Além de ser um lugar de pessoas inteligentes, que, independente das circunstâncias, buscam conhecimento e lutam por uma qualidade de vida melhor, seja permanecendo no seu berço de origem, ou indo para outra cidade, mas nunca esquecendo de suas raízes.
O Nordeste não se resume a pobreza, analfabetismo, escassez e sertão, isso é pensamento de gente pequena. Daqui surgem pessoas comprometidas com políticas públicas e o bem coletivo, que em suas áreas de atuação, contribuem para isso.
Como surgiu o Dia do Nordestino?
A data 8 de outubro foi escolhida para a comemoração do Dia do Nordestino, por meio da lei 14.952, criada na Câmara Municipal de São Paulo, em 2009.
A escolha também se deve ao dia do nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. Muitas de suas composições ficaram famosas através da voz de Luís Gonzaga e de outros cantores.