1º de abril: Conheça a origem do Dia Mundial da Mentira

A mais conhecida, e aceitada pelos historiadores, remonta ao século XVI, na Europa, mais especificamente na França

O Dia da Mentira é comemorado mundialmente em 1º de Abril | © Reprodução/Internet

O Dia da Mentira é comemorado mundialmente em 1º de Abril | © Reprodução/Internet

Nesta segunda-feira, 1º de abril, é considerado o Dia Mundial da Mentira. Neste dia, é comum pessoas fazerem pegadinhas umas com as outras, inventando um acontecimento, com o objetivo de surpreender ou assustar.

Embora a origem exata da data seja difícil de determinar, há várias teorias e lendas que tentam explicá-la. A mais conhecida, e aceitada pelos historiadores, remonta ao século XVI, na Europa, mais especificamente na França, quando houve uma mudança no calendário da época.

No tempo em que o país era governado pelo rei Carlos IX, o calendário juliano, feito por Júlio César, vigorava. Nele, o Ano Novo era comemorado em uma semana de festas que ia do dia 25 de março até 1º de abril.

No entanto, o monarca resolveu mudar isto, optando pelo calendário gregoriano, que começava no 1º de janeiro, em 1582, por iniciativa do Papa Gregório XIII.

Entretanto, algumas pessoas resistiram à ideia e continuaram comemorando o Ano Novo em 1º de abril. Com a resistência, elas passaram a ser zombadas por quem aceitava a nova data e se tornaram alvos de mentiras e pregação de peças no primeiro dia do mês de abril.