Cultura

Vamos Subir a Serra será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro em União dos Palmares

O Jornal do BR entrevistou Valdice Gomes, integrante do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, para falar sobre o evento e sua programação em novembro.

Publicado: | Atualizado em 28/10/2022 15:33


Valdice Gomes, coordenadora do Anajô | © BR104
Valdice Gomes, coordenadora do Anajô | © BR104

Nesta quinta-feira (27/10), o Jornal do BR entrevistou Valdice Gomes, integrante do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do Movimento Negro do estado de Alagoas, que possui 16 anos e está vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).

Valdice também faz parte da coordenação do Vamos Subir a Serra, evento afro cultural, que, neste ano, está em sua 6º edição e será realizado entre os dias 11 e 19 de novembro, em Maceió e União dos Palmares.

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô vem realizando o projeto desde 2017, com o objetivo de dar mais visibilidade às questões étnico raciais em Alagoas, às atividades celebrativas e ao mês da Consciência Negra.

“Nós temos aqui, em Alagoas, mais precisamente aqui em União dos Palmares, a Serra de barriga, um solo sagrado, de um fato histórico que interessa e importa à toda a sociedade brasileira, e que a gente não pode deixar passar sem um bom debate”, disse Valdice.

“O projeto Vamos Subir a Serra não é só um espaço de debate, mas é um espaço de afroempreendedorismo, e também de geração de renda. Um projeto que trata das questões socioeconômicas, políticas e educacionais do povo negro”, complementou.

O evento começará no dia 11 de novembro, em Maceió, e irá até o dia 15, na Praça Multieventos, na Pajuçara. E também acontecerá em União dos Palmares, do dia 16 a 19 de novembro, na Serra da Barriga.

Para a terra da liberdade, o Vamos Subir a Serra está trazendo novas atividades em quatro dias. No dia 16, o evento iniciará com a amostra de cinema Aqualtune e Afrofuturismo, que exibirá filmes com protagonismo negro. No dia 17, o projeto tratá uma capacitação em educação antiracista para 240 professores de União dos Palmares, além da contação da história da Serra da Barriga e do Quilombo dos Palmares através do teatro.

No dia 18, haverá uma projeção mapeada na Serra e a apresentação do compositor e cantor Nelson Rufino, que tem grandes sambas na voz de Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, entre outros. No dia 19, acontecerá um encontro de capoeira, reunindo cerca de 80 mestres da capoeira, inclusive, de União dos Palmares.

Ainda no último dia do Vamos Subir a Serra, será realizado um momento de saberes e fazeres da capoeira, com o mestre Boca Rica, e também a Berimbalada. O evento também trará a atração Nação Palmares para o encerramento.

“Eu acredito que este ano, União dos Palmares vai ter a celebração do dia 20 de novembro à altura dessa história e do povo daqui, que deve valorizar a Serra da Barriga e toda a história de luta e resistência do Quilombo dos Palmares”, declarou Valdice.

Assista a entrevista completa:


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Zumbi dos Palmares
Cultura
13 de maio: O legado de Zumbi dos Palmares na Abolição da Escravatura

Além de Zumbi, muitas outras figuras foram fundamentais na luta contra a escravidão no Brasil


Zumbi dos Palmares no telão do show de Madonna - @Reprodução
Cultura
Zumbi dos Palmares é homenageado em show de Madonna no RJ

Madonna homenageia Zumbi dos Palmares em show histórico no Rio, destacando a resistência e cultura brasileira em um espetáculo visto por 1,6 milhões


Jorge de Lima
Cultura
Jorge de Lima: 131 anos do nascimento do poeta palmarino

O poeta palmarino marcou a história da literatura alagoana com a sua rota poética marcada pela multiplicidade de temas e formas literárias.


Jorge de Lima, o Príncipe dos poetas alagoanos. — © Reprodução
Cultura
Prefeito Kil divulga programação de celebração da Semana Jorge de Lima

A comemoração começa hoje, às 19h, na Casa do ilustre escritor, na praça Basíliano Sarmento.


Foto: Felipe Correia
Cultura
São João de Caruaru 2024 começa na zona rural nesta sexta-feira (19)

Neste ano, o São João em Caruaru vai até o dia 29 de junho, com 72 dias de muita festa.