Cultura

Edital seleciona afroempreendedores para a 9ª edição do projeto Vamos Subir a Serra

Evento será realizado em novembro, na Praia da Pajuçara, em Maceió, e contará com feira de produtos, gastronomia e estética afro-brasileira

Edital aberto para o Vamos Subir a Serra 2025 - @Reprodução
Edital aberto para o Vamos Subir a Serra 2025 - @Reprodução

Estão abertas as inscrições para o edital da 9ª edição do projeto Vamos Subir a Serra, que será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro de 2025, na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL). O evento, que tem como objetivo fortalecer o afroempreendedorismo e valorizar a produção cultural, artesanal e gastronômica de comunidades negras, quilombolas e indígenas, contará com a participação de 150 expositores selecionados.

A ação conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares, que reconhece a importância da iniciativa na promoção da identidade cultural negra e da autonomia econômica dos povos tradicionais.

Feira vai reunir expositores de várias áreas e comunidades tradicionais

O edital prevê a seleção de propostas nas seguintes categorias:

  • 85 vagas para expositores(as) de produtos e serviços;
  • 30 vagas para gastronomia afro-brasileira;
  • 10 vagas para estética e bem-viver;
  • 15 vagas para comunidades quilombolas;
  • 10 vagas para comunidades indígenas.

A participação é gratuita e o espaço será cedido temporariamente pela organização do evento. Os selecionados serão responsáveis por montar e manter seus estandes organizados e seguros durante os dias da feira.

Poderão se inscrever pessoas físicas autodeclaradas negras, indígenas ou quilombolas, com mais de 18 anos, ou pessoas jurídicas cujos representantes se enquadrem nos mesmos critérios. As inscrições vão até 31 de julho de 2025, às 23h59, e devem ser feitas por meio do formulário disponível aqui e pelo e-mail: vamossubiraserra.al@gmail.com.

Avaliação das propostas será feita por comissão especializada

A comissão organizadora avaliará as propostas com base em critérios como:

  • Inovação e criatividade;
  • Pertencimento e ancestralidade;
  • Consciência ambiental;
  • Acabamento e estética dos produtos.

Os candidatos deverão enviar, além da documentação exigida, um vídeo de até 2 minutos se apresentando e explicando como o seu trabalho valoriza a cultura negra. Os vídeos serão divulgados nas redes sociais do projeto.

Os selecionados deverão participar de cursos de capacitação em setembro, além de produzir conteúdos digitais para divulgação do evento, como parte da contrapartida.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 5 de agosto, por meio de grupos de WhatsApp criados pela organização.