publicade
Cultura

Trupe Canguelê – Bonecos de Alagoas leva cultura do estado para Europa

Grupo apresentou representações de diversos folguedos alagoanos em Portugal.

Publicado:


@ Assessoria da Trupe Canguelê - Bonecos de Alagoas
@ Assessoria da Trupe Canguelê - Bonecos de Alagoas

A cultura alagoana ultrapassou fronteiras mais uma vez. A Trupe Canguelê – Bonecos de Alagoas, conhecida por suas apresentações únicas e envolventes, representou Alagoas e o Brasil no XVII Festival Internacional de Folclore de Cantanhede, realizado em Portugal entre os dias 6 e 14 de julho. Com apoio do Governo de Alagoas, o grupo se destacou por levar ao público europeu as cores, sons e danças que caracterizam a tradição cultural do estado.

O festival, uma iniciativa do Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF/Unesco), foi organizado pelo Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, na região de Beira Litoral – Gândara e Bairrada, e contou com a participação de 11 países, incluindo Brasil, Cazaquistão, Eslovênia, Espanha, França, Indonésia, México, Portugal, Senegal, Sérvia, e Taiwan.

Com o tema “Folguedos das Alagoas – Sentimentos e Expressões da Nossa Gente”, a Trupe Canguelê apresentou uma seleção de danças e folguedos tradicionais como o Pastoril, Fandango, Guerreiro, Bumba-meu-boi e o Coco Alagoano. As apresentações foram enriquecidas pelos tradicionais bonecos alagoanos, que deram vida a cenas e personagens típicos, ao lado de dançarinos que transmitiram a essência e a energia dos folguedos.

Além das apresentações, o festival contou com diversas oficinas culturais lideradas por mestres alagoanos. A Mestra Vânia Maria de Oliveira ministrou uma oficina de Bumba-meu-boi utilizando materiais recicláveis, enquanto a Mestra Adriana Chaluppe encantou o público com a contação de histórias da Boneca Abayomi. O ator Naeliton Santos envolveu crianças em jogos dramáticos com os bonecos da trupe, e os mestres músicos Dalmo Almeida e Renault Guimarães realizaram oficinas de instrumentalização com recicláveis.

O diretor do grupo, Ricardo Camillo, expressou entusiasmo pelo impacto cultural do evento. “Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora, levando para além-mar a riqueza dos nossos principais folguedos através de nosso teatro de bonecos e dançarinos, que deram todo seu potencial para representar com maestria nossas tradições”, comemorou.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, ressaltou a importância da participação do grupo no festival internacional. “Estamos muito orgulhosos da Trupe Canguelê por levar a cultura alagoana para o mundo. Essa representação é um reflexo do nosso compromisso em valorizar e promover as tradições culturais do nosso estado. O sucesso em Portugal demonstra a força e a vitalidade da nossa cultura”, afirmou.

*Com Agência Alagoas

Comentários

 
 
 
veja também

Jessé Batista conquistou o título pela terceira vez no festival Quando as Ruas Chamam | @ Reprodução
Cultura
Professor palmarino é campeão nacional pela terceira vez no Quando as Ruas Chamam

Além desse festival, Jessé participou do Guetto Battle, onde ficou em segundo lugar.


Culinária - Foto: Reprodução
Cultura
Fundação Palmares oferece R$ 13 mil para 55 projetos de culinária afro-brasileira

Com inscrições abertas até 4 de outubro, o prêmio visa valorizar a comida de terreiro e fortalecer as comunidades tradicionais.


Secretária Bárbara Braga, na 4ª edição do Renda-se Moda Festival | @ Foto: Lucas Meneses
Cultura
Estado de Alagoas sedia o Renda-se Moda Festival 2024

Maior evento de moda artesanal do país acontece entre os dias 17 e 19 de setembro, com apoio da Secretaria de Turismo.


Mestra Irinéia Rosa Nunes da Silva | @ Foto: Theo Grahl/Leda Abuhab
Cultura
Artesãos alagoanos se destacam na Exposição-Feira Arte dos Mestres em SP

Trabalhos de mestra Irinéia, Nem e Cláudio Capela foram selecionados pela ONG Artesol para participar da segunda edição do evento.


Festival Carambola - @Reprodução
Cultura
Homenagem a Mestra Irineia marca a 8ª edição do Festival Carambola

A ceramista de Muquém é o grande nome da programação cultural em Maceió.