Tradição: Alagoanos participam da 21° Corrida do Jumento, em União dos Palmares

Evento reuniu centenas de pessoas na principal avenida da cidade

Corrida do Jumento (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

Corrida do Jumento (Crédito: Gustavo Lopes/BR104)

União dos Palmares – Centenas de pessoas se reuniram, na tarde deste domingo (30), na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, no Centro do município de União dos Palmares, para prestigiar a tradicional e popular “Corrida Palmarina do Jumento Alagoano”.

Completando sua 21° edição, a corrida surgiu no ano de 1996, organizada pelo historiador Paulo Sarmento Filho. “União, no mês de dezembro, é uma cidade que até hoje não comemora a data. O jumentinho, que carregou Jesus Cristo, é um animal sagrado. Por esse motivo, tentamos ver se conseguiríamos nesta data, fazer com que a sociedade palmarina, em especial as pessoas mais carentes, pudessem participar tendo o jumento como o animal que trouxesse essa alegria”, relatou.

Paulo ainda falou sobre a emoção de organizar um evento que já é conhecido nacionalmente. “É muito gratificante, né? Porque nós fazemos, eu junto com minha família, despretensiosamente. A gente não tinha a objetividade de que iríamos fazer essa festa para que pudéssemos obter retorno financeiro pra isso. Esse evento foi feito com muito amor e o sucesso veio naturalmente,” destacou.

O momento mais esperado do evento, a tradicional corrida, teve início por volta das 18h30. Francis Jhonatan, de 21 anos, participou pela terceira vez do evento e ganhou o primeiro lugar no pódio na corrida amadora e profissional. “Eu não me preparo pra participar, corro por correr. Na verdade, eu vim só pra brincar. Fico muito feliz em poder participar desse evento”, disse.

Quem assistiu ao evento na avenida, além da corrida dos quadrúpedes, puderam assistir aos concursos da cachorrada, da gataria, da papagaiada, da piada mais engraçada, da careta, do cavalo mais feio, do jumento, da cadeira de rodas e da carroça (movida à tração animal) mais enfeitada.

O episódio não só atraiu o público palmarino. Pessoas de diversos municípios do estado também vieram prestigiar a festa. Um exemplo, foi o caso do perito do Instituto de Criminalística (IC), Manoel Messias, que mora na cidade de Maceió e veio participar da corrida pela segunda vez ao lado da esposa, que é natural de União dos Palmares.

“Eu gosto muito de União dos Palmares, até me casei com uma palmarina. Estive aqui na última corrida e hoje estou novamente pra prestigiar. Eu acho muito bonito a corrida do jegue, além das outras brincadeiras. Sempre que posso, estou por aqui.”

Manoel ainda brincou dizendo que convidou a esposa para andar de jegue, mas ela não aceitou. “Estou aqui com minha esposa. Eu convidei ela até pra andar de jegue, mas ela não quis não. Se tiver leilão, estou aqui! Trouxe dinheiro, não foi?”, brincou com a companheira.

Para a criançada, não faltou brincadeiras como pau de sebo, corrida de saco, quebra-pote, cabo de guerra, etc. O evento distribuiu mais de R$ 5 mil em prêmios e camisas aos vencedores.