Serra da Barriga recebe o desprezo da Palmares no Dia da Consciência Negra

O presidente Bolsonaro também ignorou a data

Serra da Barriga - @Reprodução

Neste 20 de novembro, data em que se comemora do Dia da Consciência Negra, o município de União dos Palmares onde está localizada a Serra da Barriga, a 80 km de Maceió, recebe milhares de turistas que passam pelo município em direção ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, para visitar o lugar que é o considerado o maior símbolo de resistência negra no país.

Neste ano, apesar de toda a importância do Parque Memorial para a comunidade negra, a Fundação Cultural Palmares decidiu ignorar novamente a data.

O presidente da instituição, Sérgio Camargo, começou o dia ridicularizando o Dia da Consciência Negra. Em sua conta no Twitter, Camargo escreveu sugestões para se comemorar no dia 20 de novembro.

“Sugestões para dar credibilidade à data, já que consciência não tem cor: Dia da Mente Negra Escravizada pela Esquerda, ou Dia do Culto ao Ressentimento pelo Passado. Opcionalmente, Dia da Vitimização do Negro. Considerem tmb Dia de Luta pela Divisão Racial do Povo. Por nada.” escreveu o presidente da Fundação criada para fomentar a cultura negra, além de ser ela, a Fundação Palmares, a responsável pelo Parque Memorial em União dos Palmares.

Sobre o “desprezo” da Palmares pelo Dia da Consciência Negra, a secretária municipal de Cultura, Elizabete de Oliveira Silva, disse em entrevista ao UOL, que a Fundação não colaborou com absolutamente nada esse ano.

“Quando era o mês da Consciência Negra, a fundação sempre trazia atrações e ajudava o município com ações e grupos culturais. Neste ano não foi dado nada, apenas o parque vai estar aberto” disse.

Quem também ignorou completamente a data foi o presidente Jair Bolsonaro, que até o fechamento dessa matéria não fez qualquer menção ao Dia da Consciência Negra em suas redes sociais.