Serra da Barriga pode se tornar o único local de celebração oficial do Dia da Consciência Negra

O projeto tem sido dialogado entre o Governo de Alagoas e a Fundação Cultural Palmares.

Serra da Barriga - @Reprodução

O governo de Alagoas quer tornar a Serra da Barriga, em União dos Palmares, o único ponto de comemoração oficial do Dia da Consciência Negra nos próximos anos, com o objetivo de fortalecer ainda mais o turismo no local histórico. O projeto tem sido dialogado com a Fundação Cultural Palmares.

“A proposta é que outros estados façam suas memórias nos dias que antecedem 20 de novembro. A ideia é criar uma nova tradição: a celebração oficial nacional do Dia da Consciência Negra passaria a ser feita só na Serra da Barriga”, diz a secretária estadual de Turismo, Barbara Braga.

Se tornando o lugar oficial das celebrações do dia da consciência negra, os turistas poderão conhecer o memorial, tomando conhecimento de todos os acontecimentos e da importância das tradições dos quilombolas, conforme conta a secretária.

“Nosso objetivo é fazer com que a Serra da Barriga se torne mais um grande ponto turístico de Alagoas, para trazer mais pessoas para conhecer o quilombo dos Palmares. Com isso, as pessoas terão consciência de tudo o que aconteceu e da importância das tradições do povo preto”, disse Barbara.

Além dessa iniciativa, há também um projeto para modernizar o parque memorial, que inclui novas placas de sinalização, totens e estrutura de áudio, por meio de um programa de revitalização encampado pela rede social TikTok, em parceria com o Centro Cultura e Estudos Étnicos Anajô e a Fundação Palmares.

A empresa pretende ainda desenvolver um aplicativo para a Serra da Barriga, que irá contar com vídeos, imagens e informações sobre o espaço, entre outras melhorias.