publicade
Cultura

Poeta palmarino Iremar Marinho publica livro “Flores de Cana”, com sua poesia de cor regional

Livro é uma produção de décadas e, entre outros temas, aborda o universo regional canavieiro, no qual a sociedade alagoana está inserida

Publicado:


Poeta palmarino Iremar Marinho publica livro “Flores de Cana” — © Divulgação
Poeta palmarino Iremar Marinho publica livro “Flores de Cana” — © Divulgação

O jornalista e poeta palmarino Iremar Marinho, natural de União dos Palmares, acaba de publicar seu livro de poemas “Flores de Cana”, reunindo sua produção de décadas, em que aborda, entre outros temas, o universo regional canavieiro, no qual a sociedade alagoana está inserida.

Com prefácio escrito pelo artista plástico Pedro Cabral, que também é autor da arte da capa, “Flores de Cana” tem como fio condutor poético o Rio Mundaú, que, enquanto perpassa Alagoas, fertiliza a produção canavieira, alimenta as usinas de açúcar e torna-se, ao mesmo tempo, caudatário das dificuldades de um povo marcado pela desigualdade social.

Maceió, a Cidade Atlântica”, estuarina do Mundaú, recebe destaque na poesia de “Flores de Cana”, que também revisita a saga alagoana do Quilombo de Zumbi e homenageia o poeta palmarino Jorge de Lima, junto a outros poetas da literatura nacional e universal. O livro também rememora tempos de opressão política, em que o próprio autor foi partícipe das lutas democráticas.

“Flores de Cana” é dividido em sete partes, além do posfácio: Primeiras Águas, Tapagem do Alagadiço, Concerto para outras águas, Visita a Angola Janga, Embolada da Vida, Memória de Chumbo e Lira Lacônica.

O artista plástico Pedro Cabral, no seu prefácio “Flores de Cana. A intensa compreensão da vida”, considera Iremar Marinho, “o poeta, autor desta densa e necessária obra”, provido de “afoiteza só existente nos corajosos, já demonstrada também em seu jornalismo de proa”.

O historiador Douglas Apratto Tenório, em referência ao poema “Usina”, que foi publicado também na “Coletânea Caeté do Poema Alagoano”, escreveu, na revista “Incelências”, no seu ensaio “Os Caminhos do Açúcar em Alagoas”: “Há outros poetas que abordam o tema com maestria, como Maurício de Macedo, Iremar Marinho e Humberto Gomes de Barros. Iremar Marinho, jornalista, tem de sua autoria interessante poema intitulado “Usina”, que trata do sofrimento do morador canavieiro.”

Sobre o poema “Usina”, o professor de Literatura da Universidade Federal de Alagoas, Roberto Sarmento Lima, no prefácio “Poesia Alagoana de Hoje”, da “Coletânea Caeté do Poema Alagoano”, considerou-o como o “mais explícito, quanto à referência à cor local”.

Também o crítico Marçal Calmon, no Jornal de Hoje, ao fazer a análise dos poemas do autor, escreveu: “Com extraordinário poder de síntese, dizendo muito em poucas palavras, resumindo em poemas concisos um mundo de ideias, Iremar Marinho de Barros é uma agradável surpresa que a coletânea (Caeté) nos revela. Todos os seus poemas impressionam pela maturidade”.

Em função da pandemia, o livro “Flores de Cana” pode ser adquirido através de contato com o autor pelo Msg ( HYPERLINK “https://www.facebook.com/iremar.marinho” http://facebook.com/iremar.marinho), que faz a entrega pelo Correio ou como leitor desejar receber. Fone/WhatsApp: 82 98731-5272 – e-mail: [email protected].

*com Assessoria

Comentários

    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
veja também


Claudio Rios, Wesley Safadão e Xand Avião | Foto: Reproducão
Cultura
Wesley Safadão e Xand Avião Gravaram DVD com Música de Cláudio Rios, o Ícone de São José da Laje

Wesley Safadão e Xand Avião, prestaram uma homenagem ao “Rei das Vaquejadas” ao gravarem uma versão da icônica música “O Boi, o Cavalo e o Vaqueiro” durante um show especial.


Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga em União dos Palmares/AL | © Reprodução
Cultura
Confira a programação da Fundação Palmares para o Dia da Consciência Negra

As atividades escolhidas destacam a herança, a resistência e a cultura afro-brasileira.


Muquém
Cultura
Confira a programação do Muquém Cultural em União dos Palmares

No dia 12 de novembro, o evento terá início com a abertura da Feira de Artesanato Quilombola e uma Exposição Fotográfica.


Lei Aldir Blanc - @Reprodução
Cultura
Lei Aldir Blanc: União dos Palmares abre inscrições para premiação de agentes culturais

Edital contempla agentes culturais da cidade com recursos de até R$ 71 mil. Inscrições vão até 5 de novembro.