UNIÃO DOS PALMARES (AL) — Um mapa holandês produzido em 1647 pode redefinir o que sabemos sobre o surgimento dos primeiros Quilombos dos Palmares. A partir de um documento identificado na Universidade de Harvard, uma equipe de pesquisadores prepara, para janeiro de 2026, uma fase de escavações arqueológicas na Zona da Mata alagoana.
O documento é o mapa Brasilia Qua Parte Paret Belgis, assinado pelo naturalista George Marcgraf. A partir dele, historiadores reconstruíram o trajeto de expedições holandesas (1644–1645) que caçavam comunidades de escravizados fugitivos.
Onde estão os Quilombos?
Segundo o grupo, o mapa indica três locais distintos. Dois ficavam em Pernambuco (Correntes e Lagoa do Ouro) e foram abandonados. O terceiro — único ainda ativo em 1645 — estaria na faixa que hoje abrange Chã Preta e União dos Palmares, ligando diretamente a história da região ao nascimento da resistência negra.
Leia também: O que a arqueologia já descobriu sobre o Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga
Tecnologia de Ponta
A pesquisa é coordenada pelos arqueólogos Onésimo Santos e Flávio Moraes (UFAL – Campus Sertão). O trabalho vai combinar a análise do mapa antigo com tecnologias modernas:
- Imagens de satélite com precisão de 30 cm;
- Drones e GPS de alta precisão;
- Detectores de metal para varredura do solo.
Onésimo Santos explica que os holandeses viam esses quilombos como ameaça real. — Nós sabemos pelos relatos como eram as cercas que fortificavam os quilombos, que as casas eram de madeira e que eles produziam uma cerâmica diferente da indígena. Sobretudo, sabemos que eles dominavam a fundição do ferro — explica o arqueólogo, detalhando o que a equipe espera encontrar enterrado no solo alagoano.
A Equipe
O projeto conta com financiamento da Fundação Cultural Palmares (FCP) e autorização do Iphan. Além dos coordenadores, a equipe multidisciplinar inclui:
- Levy Pereira (Cartógrafo histórico);
- Daniel Ferreira (Geógrafo e arqueólogo);
- Bruno Miranda, Danilo Marques e Zezito Araújo (Historiadores);
- Vágner Bijagó (Antropólogo).
Para a Zona da Mata, o estudo reforça o peso histórico de União dos Palmares como território sagrado e abre uma nova frente de turismo científico e cultural na região.
A Pesquisa
- O Achado: Mapa holandês de 1647 encontrado em Harvard (EUA).
- O Objetivo: Escavar locais indicados no mapa para achar vestígios (cerâmica, ferro, armas) dos primeiros quilombolas.
- Início das Escavações: Janeiro de 2026.
- Locais Alvo: Áreas rurais entre Chã Preta e União dos Palmares.
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
