MACEIÓ (AL) — O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Parente de Menezes, aprovou nesta segunda-feira (8) o projeto “Locomotiva Viva Hermeto Pascoal”, que transformará uma locomotiva e quatro vagões da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Maceió em obra de arte em homenagem ao multi-instrumentista Hermeto Pascoal, falecido em 13 de setembro deste ano, aos 89 anos. O projeto é idealizado pelo artista Diego Barros de Oliveira Gomes.
O valor aprovado para execução é de R$ 244.600,63, conforme a Portaria SEFIC/MINC Nº 818, publicada nesta terça (9). A proposta inclui pintura artística do trem, evento de lançamento com percurso simbólico, show com interpretações de Hermeto e mini documentário registrando o processo de criação. A captação de recursos para o projeto ocorrerá entre 9 e 31 de dezembro de 2025.
Hermeto Pascoal nasceu em Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano, e recebeu três dias de luto oficial em Alagoas. Conhecido como “O Bruxo”, destacou-se por criar música a partir de objetos do cotidiano e misturar diferentes estilos musicais. Entre suas últimas conquistas, lançou o álbum “Para Você, Ilza” em 2024 e recebeu títulos de Doutor Honoris Causa de universidades federais.
Erros? Sugestões? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
