Cultura

Dona Irinéia, patrimônio vivo de Alagoas, não recebe salário há 3 meses

Irinéia Nunes tem 72 anos e fabrica peças de barro no povoado Muquém

Publicado: | Atualizado em 15/12/2018 11:31


União dos Palmares – Dona Irinéia Nunes tem 72 anos, e desde muito cedo aprendeu a confeccionar peças artesanais usando o barro como principal matéria prima. Ela contou que começou a produzir as peças depois que os seus vizinhos pediram para que ela fizesse imagens de santos.

Uma atividade que para ela se traduz em uma palavra: realização. Ela disse à reportagem que se sente muito feliz, pois ela nunca foi à escola e mesmo assim, é reconhecida por todos pela atividade que desenvolve.

“Eu não estudei, meu conhecimento é muito pouco, mas mesmo assim, através do dom que Deus me deu, já fiquei conhecida para muita gente que gosta do meu trabalho e leva o que eu faço até para outros países. Já fui homenageada muitas vezes por causa dessas peças que eu faço”, disse ela.

Em 2005, ela foi reconhecida pelo governo de Alagoas com o título de patrimônio vivo da cultura estadual. Um título que a deixou ainda mais feliz e com a certeza de que o seu trabalho tem uma importância muito grande.

Por ter sido reconhecida patrimônio vivo de Alagoas, ela recebe um incentivo vitalício por parte do governo num valor de um salário mínimo e meio. Segundo dona Irinéia, ela está sem receber o auxílio há 3 meses e tem comprometido o pagamento de algumas dívidas como: água, luz e energia elétrica. Para ela, a ajuda é fundamental para quitar estas despesas.

“Tá atrasado já faz três meses. Essa ajuda é importante porque se for para esperar pelo dinheiro do artesanato, a gente não consegue fazer tudo o que precisa. É muito pouco”, afirmou a senhora.

Dona Irinéia também falou que o seu desejo é que a tradição de fabricar as peças artesanais não se acabe, por isso, ela procura passar para os filhos e netos o que segundo ela foi um dom de Deus em sua vida.

“Eu queria que esse trabalho não acabasse. Já estou de idade e quando eu morrer a herança que eu vou deixar é esse trabalho que eu faço com muita alegria e me faz bem. Minha vontade é que todos os meus filhos se interessassem pelo artesanato, mas nem todos querem trabalhar com isso. Só uma delas tem se interessado e isso já me deixa feliz, por que quando eu morrer, ela continua”, afirmou.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Zumbi dos Palmares
Cultura
13 de maio: O legado de Zumbi dos Palmares na Abolição da Escravatura

Além de Zumbi, muitas outras figuras foram fundamentais na luta contra a escravidão no Brasil


Zumbi dos Palmares no telão do show de Madonna - @Reprodução
Cultura
Zumbi dos Palmares é homenageado em show de Madonna no RJ

Madonna homenageia Zumbi dos Palmares em show histórico no Rio, destacando a resistência e cultura brasileira em um espetáculo visto por 1,6 milhões


Jorge de Lima
Cultura
Jorge de Lima: 131 anos do nascimento do poeta palmarino

O poeta palmarino marcou a história da literatura alagoana com a sua rota poética marcada pela multiplicidade de temas e formas literárias.


Jorge de Lima, o Príncipe dos poetas alagoanos. — © Reprodução
Cultura
Prefeito Kil divulga programação de celebração da Semana Jorge de Lima

A comemoração começa hoje, às 19h, na Casa do ilustre escritor, na praça Basíliano Sarmento.


Foto: Felipe Correia
Cultura
São João de Caruaru 2024 começa na zona rural nesta sexta-feira (19)

Neste ano, o São João em Caruaru vai até o dia 29 de junho, com 72 dias de muita festa.