Cultura

Cultura lança chamamento público para realização do Mês da Consciência Negra em AL

O documento tem como objetivo prover a cultura afro-brasileira no Estado; inscrições estão abertas até 29 de outubro.

Publicado:


Secult/Al selecionará organização para a realização do Mês da Consciência Negra 2021 | © Assessoria
Secult/Al selecionará organização para a realização do Mês da Consciência Negra 2021 | © Assessoria

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou, no Diário Oficial (DOE) desta quarta-feira (29/9), um chamamento público para a seleção de organização para realização do Mês da Consciência Negra 2021, em Alagoas.

O edital visa promover o fomento e a difusão da cultura afro-brasileira no estado, incentivar a valorização dessas tradições e repassar de forma democrática os recursos alocados para apoio às festividades alusivas ao mês de novembro.

Poderão fazer parte do chamamento público órgãos da sociedade civil, sem fins lucrativos, focados na cultura. O objetivo da convocação é analisar e estabelecer uma proposta que esteja dentro da ordem de classificação e orçamentária.

Os projetos devem ser entregues até o dia 29 de outubro, durante a semana (segunda a sexta-feira) e de forma presencial, das 10h às 14h, na sede da Secretaria de Estado da Cultura, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Maceió.

As propostas também podem ser enviadas por SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento). Os documentos necessários e exigidos pela Secult para esses órgãos participarem do edital estão disponíveis através do link: Chamada Consciência Negra.

Mês da Consciência Negra

Novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Desde 1978, o movimento social instituiu o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares. O Governo do Brasil instituiu oficialmente a data em Novembro de 2012, reconhecendo Zumbi como herói nacional.

“A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira, buscando conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país”, disse a secretária de Estado da Cultura em exercício, Rosiane Rodrigues.

A Celebração tem grande importância para Alagoas, pelo fato da Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, ser situada no Estado. Foi para as matas fechadas da Serra, que milhares de negros escravizados rebelados fugiram durante o período de dominação portuguesa e holandesa. Lá viveram mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695. O quilombo dos Palmares foi o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo já implantado nas Américas.

Hoje existem em Alagoas mais de 65 povoados/comunidades quilombolas. As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

O Governo de Alagoas, através da Secult, apoia e coordena uma série de atividades culturais envolvendo parceiros de várias cidades alagoanas, em especial a cidade de União dos Palmares, local onde existiu a República de Palmares, liderada por Zumbi, além de diversos apoios às instituições ligadas ao movimento cultural negro em Alagoas.

*Com informações da Secult/AL

Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Zumbi dos Palmares
Cultura
13 de maio: O legado de Zumbi dos Palmares na Abolição da Escravatura

Além de Zumbi, muitas outras figuras foram fundamentais na luta contra a escravidão no Brasil


Zumbi dos Palmares no telão do show de Madonna - @Reprodução
Cultura
Zumbi dos Palmares é homenageado em show de Madonna no RJ

Madonna homenageia Zumbi dos Palmares em show histórico no Rio, destacando a resistência e cultura brasileira em um espetáculo visto por 1,6 milhões


Jorge de Lima
Cultura
Jorge de Lima: 131 anos do nascimento do poeta palmarino

O poeta palmarino marcou a história da literatura alagoana com a sua rota poética marcada pela multiplicidade de temas e formas literárias.


Jorge de Lima, o Príncipe dos poetas alagoanos. — © Reprodução
Cultura
Prefeito Kil divulga programação de celebração da Semana Jorge de Lima

A comemoração começa hoje, às 19h, na Casa do ilustre escritor, na praça Basíliano Sarmento.


Foto: Felipe Correia
Cultura
São João de Caruaru 2024 começa na zona rural nesta sexta-feira (19)

Neste ano, o São João em Caruaru vai até o dia 29 de junho, com 72 dias de muita festa.