Cultura

Consciência Negra: Maceió terá programação cultural

Na segunda (19), acontecerá o encerramento do projeto no Parque Quilombo dos Palmares, localizado na cidade de União dos Palmares

Publicado: | Atualizado em 15/12/2018 11:28


Na segunda (19), acontecerá o encerramento do projeto no Parque Quilombo dos Palmares, localizado na cidade de União dos Palmares (Crédito: Secom Maceió)
Na segunda (19), acontecerá o encerramento do projeto no Parque Quilombo dos Palmares, localizado na cidade de União dos Palmares (Crédito: Secom Maceió)

Maceió – A partir desta quarta-feira (14), será iniciada a programação da segunda edição do projeto Vamos Subir a Serra, realizado pelo Centro de Cultura e de Estudos Étnicos Anajô com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Em Maceió, o evento acontecerá até o próximo domingo (18) na Praça Multieventos, localizada na orla da Pajuçara, com uma programação repleta de exposições artísticas, apresentações culturais, palestras, mesas redondas e feiras de produtos afro e quilombolas.

Na segunda (19), acontecerá o encerramento do projeto no Parque Quilombo dos Palmares, localizado na cidade de União dos Palmares. De acordo com a vice-presidente do Anajô e coordenadora do Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes, a parceria com a Prefeitura foi fundamental para a realização da segunda edição do projeto.

+ Kil inicia processo de demissão em massa em União dos Palmares

“A Fundação está garantindo parte da estrutura e das atrações culturais que irão se apresentar ao longo do evento e irá, inclusive, realizar a sexta edição do Saurê Palmares no próximo domingo, durante a programação de encerramento das atividades do projeto em Maceió”, contou.

Entre as atrações que integram a programação do Vamos Subir a Serra está a exposição fotográfica “Benigno Benin”, do fotógrafo Francisco Oiticica, que registrou uma missão cultural realizada em maio deste ano no país africano. Para o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, as imagens irão mostrar, sobretudo, a identidade cultural da república do Benin. “Todos terão a oportunidade de sentir um pouco dessa experiência através das imagens tão bem captadas pelas lentes do nosso Francisco Oiticica. A exposição Benigno Benin é, acima de tudo, uma exposição de cores e tons do Benin para Maceió. Temos traços visíveis da influência cultural do Benin no nosso dia a dia e isso será apresentado na exposição”, disse.

A partir das 16h do próximo domingo (18), acontecerá a sexta edição do Saurê Palmares em celebração à cultura afro-brasileira. Neste ano, o evento contará com a participação de 20 atrações locais.

Confira aqui a programação dos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro.

Veja aqui a programação dos dias 18 e 19 de novembro.


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Foto: Artesol/Cortesia
Cultura
Mãos que criam arte: o legado cultural do Mestre Antônio de Dedé

A família Dedé mantém vivo o legado da arte popular que o pai, mestre Antônio de Dedé, deixou para a comunidade alagoana.


Festas juninas | @ Imagem ilustrativa
Cultura
Aprenda cinco simpatias tradicionais para o Dia de São Pedro

Além das festas e procissões, as simpatias para o santo são muito procuradas por aqueles que buscam atrair sorte, amor e proteção


Quadrilha junina | @ Reprodução
Cultura
Lei reconhece quadrilha como manifestação da cultura nacional

A quadrilha é uma das tradições mais simbólicas das festas juninas no Brasil.


Santo Antônio é considerado o 'santo casamenteiro' | @ Foto: Projeto Noivinha
Cultura
Dia de Santo Antônio: Fé, tradição e cultura popular

Santo Antônio, conhecido como o "santo casamenteiro", é um dos santos mais populares do país.


Edital busca reconhecer o trabalho dos grupos culturais e incentivar a continuidade das tradições juninas | @ Alexandre Teixeira
Cultura
Edital de Valorização Junina Prêmio José Lessa Gama vai até esta quarta-feira

Documento foi lançado pela Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa.