A Prefeitura de União dos Palmares anunciou a programação do Muquém Cultural, evento que antecede a Semana da Consciência Negra. O evento contará com diversas atividades que enaltecem a herança quilombola e a identidade cultural da região, trazendo música, dança, artesanato e rodas de conversa.
No dia 12 de novembro, o evento terá início com a abertura da Feira de Artesanato Quilombola e uma Exposição Fotográfica, seguida pelo cortejo afro-brasileiro em homenagem a Marinalva Bezerra da Silva. O dia será marcado por apresentações dos grupos Afro OLÓÓMI ÁYYÉÉ e Afro CRAS, além da participação de religiosos de matriz africana.
A programação segue no dia 13, com a continuidade da Feira de Artesanato Quilombola e da Exposição Fotográfica. Neste dia, haverá uma oficina de argila com os artesãos Irineia Rosa, Aparecida Pereira e Julieta, além de apresentações culturais e um encerramento especial.
No dia 14, a programação contará com uma roda de conversa sobre território e identidade, além de uma oficina de trança nagô e mais uma roda de conversa focada na autoaceitação.
Os dias 15 e 16 mantêm a Feira de Artesanato Quilombola e a Exposição Fotográfica, incentivando a valorização do trabalho artesanal local e o reconhecimento da cultura quilombola.
O encerramento do Muquém Cultural, no dia 17, promete ser vibrante, com apresentações de coco de roda pelo grupo Xodó Nordestino, o Concurso da Beleza Negra da Comunidade Quilombola, o Grupo Afro OLÓÓMI ÁYYÉÉ, a Banda Vibrações, além das participações do Afro CRAS de Viçosa e do cantor Luan Love.
Confira abaixo os horários das atividades do evento:
Ver esta publicação no Instagram