Ailton Krenak é o primeiro representante indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras

Krenak recebeu 23 votos para ocupar a cadeira de número 05, que antes era ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho.

Ailton Krenak | © Reprodução

Ailton Krenak | © Reprodução

O escritor indígena Ailton Krenak foi eleito para a Academia Brasileira de Letras nesta quinta-feira (5/9). Ele recebeu 23 votos entre os acadêmicos para a cadeira de número 05, que antes era ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho, que faleceu em agosto deste ano.

Esse feito torna Krenak o primeiro representante indígena da instituição. Além dele, outros quinze nomes estavam na disputa.

No entanto, a competição se deu entre o escritor, a historiadora Mary del Priore, que recebeu 12 votos, e o também líder indígena Daniel Munduruku, que recebeu 4 votos.

Ailton Krenak é autor de dez livros e possui grande conhecimento da Cultura indigenista no Brasil, sendo também um dos mais representativos pensadores.

Ele ficou conhecido nacionalmente em 1987, quando estava em um mandato como deputado federal. Na ocasião, ele fez um discurso no plenário da Câmara, enquanto pintava o rosto de preto.