20 de novembro: Presidente da Palmares não vai à Serra da Barriga

Desde que assumiu a Palmares em 27 de novembro de 2019, Camargo não visitou o Parque.

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares

Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, disse ao BR104 que não irá visitar a Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde fica localizado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Desde que assumiu a Palmares em 27 de novembro de 2019, Camargo não visitou o Parque. A prática de subir a Serra da Barriga era comum entre os antigos presidentes da Fundação, sobretudo no 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra.

Sérgio Camargo se popularizou entre a imprensa por seus posicionamentos conservadores em relação a pautas negras. Sua fala em relação a Zumbi dos Palmares sempre foi carregada de desprezo pelo líder negro, considerado um dos principais representantes da resistência negra contra a escravidão.

Foi na Serra da Barriga que Zumbi liderou o maior quilombo do período colonial – Quilombo dos Palmares -, e por essa razão, todos os anos, no Dia da Consciência Negra, milhares de pessoas de diferentes nações sobem a Serra para reverenciar a história de um dos maiores lideres negros do Brasil.

O BR104 questionou Camargo sobre o motivo pelo qual ele não irá visitar a Serra da Barriga, mas ele não respondeu, disse apenas que não irá.

Serra da Barriga em União dos Palmares | © Reprodução