Quem é Adeilson Loureiro, ex-secretário de Maceió, convocado pela CPI?

Adeilson Loureiro Cavalcante foi secretário de Saúde de Maceió no governo Cicero Almeida.

Adeilson Loureiro Cavalcante - @reprodução

Adeilson Loureiro Cavalcante - @reprodução

Adeilson Loureiro Cavalcante, o ex-secretário de saúde de Maceió e ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, foi convocado pela CPI da Covid-19. O nome de Adeilson apareceu na lista dos 21 convocados que serão ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito nos próximos dias.

Alguns alagoanos lembram bem da passagem controversa de Adeilson Loureiro pela Secretaria de Saúde de Maceió, entre os anos de 2010 e 2012, no governo Cicero Almeida.

Em 2011, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou Adeilson por crime contra o Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o MPF, Adeilson Loureiro e outras seis pessoas lesaram o Sistema Único de Saúde (SUS) com a expedição de guias de exames nunca realizados, em nome de artistas famosas, tais como: Suzana Vieira, Carolina Dieckmann, Ivete Sangalo, Bianca Rinaldi, Letícia Spiller, Solange Couto, Rafaela Fischer, Juliana Paes e Vera Holtz.

A denúncia à época foi protocolada pelo procurador da República, Gino Lôbo. Adeilson Loureiro Cavalcante era diretor administrativo-financeiro do Hospital Sanatório.

Mais recentemente, Loureiro se tornou um nome forte no governo Ibaneis Rocha no Distrito Federal, em Brasília. Ele chegou a ser cotado para integrar a gestão de Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, mas seu nome logo foi descartado quando ventilou-se sobre a ação do MPF.

Adeilson Loureiro Cavalcante – @reprodução