Saiba quem vai substituir Renan Calheiros na CPI da Braskem

Renan Calheiros deixou a CPI por não ser escolhido como relator da Comissão

Senador Renan Claheiros - @Reprodução

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) foi escolhido para substituir Renan Calheiros (MDB-AL) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Braskem. A alteração foi confirmada nesta quinta-feira (29) pelo líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), depois de Calheiros se afastar da CPI por não ter conseguido a relatoria. “O documento solicitando a substituição já está em processo”, informou o escritório de Braga.

Renan Calheiros, que inicialmente havia feito o pedido para a abertura da CPI e buscava ser o relator, viu a posição ser atribuída ao senador Rogério Carvalho (PT-SE), considerado uma escolha mais imparcial pelo grupo. A decisão desencadeou críticas por parte de Calheiros, que defendeu que um representante de Alagoas teria mais “legitimidade” para assumir a relatoria.

Ele se mostrou descontente com a escolha e anunciou sua saída da CPI, alegando que a decisão não favorecia os interesses de seu estado natal. “Tenho grande respeito por Rogério, um dos notáveis senadores desta casa e meu amigo, mas não posso concordar com uma medida que prejudica Alagoas”, declarou.

Senador Alessandro Vieira – @Reprodução

A decisão de não nomear Calheiros como relator foi influenciada pela sua conexão anterior com a empresa sob investigação e com o governo do estado de Alagoas. Calheiros ocupou a presidência da Salgema, nome anterior da Braskem, e seu filho, Renan Filho, foi governador do estado de 2014 a 2022.

A situação gerou críticas de outro senador de Alagoas, Rodrigo Cunha (Podemos), que apontou um potencial conflito de interesses na participação de Calheiros na CPI, sugerindo que a proximidade do senador com os investigados poderia comprometer a integridade da investigação.