Vídeo: Chegada de oxigênio no AM deve reduzir sofrimento de pacientes em hospitais

A aeronave da FAB transportou 6 cilindros de oxigênio líquido, totalizando 9.300 kg, para os hopitais do Estado

Cilindros com oxigênio líquido transportados pela FAB — © Ascom/FAB

Cilindros com oxigênio líquido transportados pela FAB — © Ascom/FAB

A aeronave, C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), aterrissou na madruga desta sexta-feira (15/01), em Manaus, no Estado do Amazonas, com 6 cilindros de oxigênio líquido, totalizando 9.300 kg de carga destinadas aos hospitais que sofrem com a falta do insumo para tratar pacientes com Covid-19, no Estado.

Um quilo do oxigênio é equivalente a 0,75 metro cúbico, desta foram, as unidades hospitalares devem receber uma quantia equivalente a um pouco mais de 7 mil metros cúbicos para o tratamento dos pacientes.

De acordo com a FAB, a Aeronáutica está dedicando seu efetivo juntamente com suas aeronaves, 24 horas por dias, nos sete dias da semana, para atender às necessidades da sociedade durante o enfrentamento contra o vírus.

Cilindros com oxigênio líquido transportados pela FAB — © Ascom/FAB

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou por meio de nota que está trabalhando com o Ministério da Defesa para suprir as necessidades de oxigênio no Estado do Amazonas.

— Estamos trabalhando intensivamente na logística e parcerias para, em menor tempo possível, e com mais efetividade, sanar a crise sanitária pela qual passa o estado do Amazonas. Não estamos medindo esforços — afirmou o ministro por meio de nota.

Nas redes sociais, um vídeo mostra o exato momento em que os cilindros de oxigênio chegam em uma rede hospitalar, no vídeo, é possível ver que os funcionários se articulam rapidamente para instalar os cilindros em seus devidos lugares.

Assista a um trecho do vídeo que circula nas redes sociais: