Uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 é aprovado pela Anvisa

Em uma reunião extraordinária a diretoria aprovou por unanimidade o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 no Brasil

Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 no Brasil

Anvisa aprova uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou nesta quinta-feira (10/12), em uma reunião extraordinária o uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, que foi anunciado no dia 2 de dezembro pela própria Anvisa.

Isso significa que a medida permite as farmacêuticas solicitarem  uma autorizações de emergência para o uso de suas fórmulas no país.

Alessandra Bastos Soares, uma das diretoras da agência explica que, até o momento,“não há nenhuma novidade sobre protocolo de documentos nesta agência solicitando ou requerendo autorização de uso emergencial ou registro de vacina”.

+ Covid-19: Brasil tem recorde com alta de mortes em 21 estados e no DF

Antônio Barra Torres diretor-presidente da Anvisa, e mais cinco outros diretores participaram da reunião.

Meiruse Souza Freitas, uma das diretora da agência, frisou que caso o pedido seja aprovado, é preciso exigir monitoramento e acompanhamento do uso da imunização. “Não podemos aprovar simplesmente porque foi aceito em outros países. Devemos levar em consideração os impactos na sociedade brasileira, que tem características diferentes”.

Atualmente, quatro vacinas estão em testes de fase 3 no Brasil: a da Pfizer, a de Oxford, a da Johnson e a da Sinovac.