“Reconsiderar ou postergar”, declara diretor da Opas sobre Copa América

As declarações foram feitas durante uma entrevista à imprensa realizada nesta quarta-feira (09/06).

Bancada com membros diretores da Opas – © Geovana Albuquerque

Bancada com membros diretores da Opas – © Geovana Albuquerque

Durante uma coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (09/06), a Diretora da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), Carissa Etienne, afirmou que, nas últimas duas semanas, a América Latina registrou 1,2 milhões de casos de Covid-19 e 34 mil mortes.

Segundo a diretora, quatro países com o maior número de mortes por Covid-19 nas últimas semanas estão localizados nesta região. “Se a tendência atual seguir, levaremos anos para controlar pandemia nas Américas”, alertou Etienne.

Ela acrescentou que o Brasil e o Peru apresentaram uma queda considerável em casos de infecção do vírus, mas ainda continuam com o patamar elevado.

O diretor assistente da entidade, Jarbas Barbosa, defendeu a importância dessas localidades terem acesso prioritário ao recebimento das vacinas, destacando o programa Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Copa América no Brasil

A Copa América também foi citada na reunião pelo diretor de emergência de Saúde da entidade, Ciro Ugarte. Ele sugeriu que os organizadores do evento esportivo reconsiderassem a realização da competição, prevista para iniciar no próximo domingo (13/06).

– Quando não se pode garantir a gestão efetiva dos riscos, os organizadores deveriam reconsiderar ou postergar o evento até que haja condições mais favoráveis – recomendou, durante a coletiva de imprensa.