Pronunciamento de Doria indica colapso no sistema de saúde de SP

Segundo a projeção realizada nesta semana, o Estado paulista entrará em colapso na saúde, caso algo não seja apresentado para combater a Covid-19.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), apontou que o sistema de saúde paulista poderá entrar em colapso a partir do dia 15 de março, caso algo novo não seja feito para combater os novos casos de infecção por Covid-19.

Apenas nesta quarta-feira (03/03), o estado registrou, em apenas 24 horas, 468 óbitos em decorrência da doença.

Na semana passada, uma projeção destacou que, de acordo com o ritmo da infecção, o sistema de saúde de SP entraria em colapso no dia 20. Porém, um novo levantamento realizado nesta semana mostrou que, por causa da aceleração e do aumento de casos registrados no estado, a data chegou a ser antecipada.

Em uma coletiva realizada nesta quarta-feira (03/03), Doria anunciou que todo o estado de São Paulo entrará na fase vermelha por duas semanas, iniciando no próximo sábado (06). Apesar disso, as escolas continuarão abertas, e 500 novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid foram liberados.

Segundo os médicos que atuam no combate ao vírus no estado, as afirmações são preocupantes, pois além da velocidade de transmissão, parte da população paulista não toma as devidas precauções.

João Doria (Reprodução)