OMS alerta que Covid-19 não poupa jovens: ‘Você não é invencível’

Diretor-geral da organização disse que, ainda que tenha risco de morte reduzido, população mais jovem é significativa entre os casos de hospitalização

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS — © Salvatore Di Nolfi/Keystone/AP

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS — © Salvatore Di Nolfi/Keystone/AP

Bruxelas — Apesar de ser particularmente perigoso para idosos ou para aqueles com patologias graves, a Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, é um risco também para a população mais jovens, disse nessa sexta-feira (20) a Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma coletiva de imprensa online de Genebra.

A OMS também disse aos jovens que eles “não são invencíveis”, pedindo também que limitem sua vida social para preservar os mais frágeis. “Hoje tenho uma mensagem para os jovens: vocês não são invencíveis. Esse vírus pode levá-los ao hospital por semanas, e até matá-los”, alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Dados da agência de saúde da ONU mostram que pessoas com menos de 50 anos representam uma parte significativa de pacientes que precisam ser hospitalizados, com casos mais graves da doença. No começo da semana, Ghebreyesus já havia confirmado que há registro de morte de crianças por causa do vírus.

O diretor-geral alertou também que ainda que não apresente sintomas, ficar em casa pode fazer a diferença entre a vida e a morte de outras pessoas. A OMS reforçou o pedido de distanciamento social e recomendou maneiras de se manter saudável durante o isolamento.

Brasil

Até a manhã deste sábado (21), secretarias estaduais de saúde contabilizam 978 infectados em 25 estados e no Distrito Federal. O último balanço oficial do Ministério da Saúde aponta 904. Maranhão registrou o 1º caso. Já são 11 mortos no Brasil, 9 no estado de São Paulo.