Marcelo Queiroga anuncia fim da emergência em saúde pública no Brasil

O ministro disse que a nova medida não acaba com a Covid-19. Além disso, os cuidados devem continuar.

Marcelo Queiroga | © Reprodução

Marcelo Queiroga | © Reprodução

Neste domingo (17/4), o Ministério da Saúde anunciou que no Brasil há “condições” para anunciar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga.

De acordo com Queiroga, nos próximos dias, deverá ser “editado um ato normativo” com novas regras de flexibilização para essa nova medida.

No pronunciamento, Marcelo Queiroga disse que mais de 73% da população brasileira completou o esquema vacinal e cerca de 71 milhões de doses de reforço foram aplicadas.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional, a Espin. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, declarou a pasta.

Entretanto, Queiroga alertou que a medida não acaba com a Covid-19, e que os cuidados devem continuar. “Esta medida, no entanto, não significa o fim da Covid-19. Continuaremos a conviver com o vírus, o Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros”, concluiu.

Confira o vídeo do pronunciamento: