Governador Renan Filho divulga data de início de aulas presenciais em Alagoas

As aulas no entanto, retornarão no dia 21 de janeiro com capacidade de 30% para rede pública e 50% para a rede privada

Renan Filho — © Reprodução

Renan Filho — © Reprodução

Durante entrevista realizada na manhã desta segunda-feira (21/12), no Palácio dos Palmares, no Centro de Maceió, o governador do Estado de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL) afirmou que as aulas presenciais irão retomar de forma gradativa no dia 21 de janeiro do próximo ano.

Além de anunciar o retorno das aulas em Alagoas, Renan Filho disse que irá reavaliar a abertura de bares e restaurantes devido o aumento de novos casos de infecções da Covid-19.

De acordo com o novo decreto apresentado pelo executivo, prevê a retomada das aulas inicialmente em 30% para alunos da rede pública e 50% para rede privada de ensino, o percentual refere-se, por exemplo, se os números de casos de Covid-19 continuem em alta.

O governador ressaltou ainda que a decisão final, por sua vez, ficará a critério das Prefeituras municipais do Estado.

— Não dá mais para levarmos a educação paralisada. As matrículas nas escolas serão liberadas em janeiro. Estou finalizando este decreto, analisando alguns outros estados, a menos que os prefeitos não queiram. Algumas questões precisam ser tratadas com os novos gestores, e eu farei isso — disse Renan Filho.

Em relação ao funcionamento de bares e restaurante, Renan disse que irá reavaliar as medidas existentes no atual decreto, que prevê o funcionamento desses locais juntamente em eventos com capacidade máxima de até 300 pessoas em locais abertos.

No início do mês, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) divulgaram dados de uma pesquisa que mostra o aumento de novos casos de infecção do novo coronavírus. A pesquisa aponta o início de uma nova onda contágio da Covid-19 a partir de Maceió.

Durante a coletiva, no entanto, Renan Filho não falou sobre quando o novo decreto será lançado nem o que irá mudar.