É #Fake que primeira pessoa a ser imunizada contra Covid-19 já havia sido vacinada

A notícia de que a enfermeira Mônica, primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19, já tinha sido imunizada

Informações de que enfermeira já havia sido imunizada é #Fake — © Reprodução

Informações de que enfermeira já havia sido imunizada é #Fake — © Reprodução

É #Fake as informações que circulam nas redes sociais de que a enfermeira, Mônica Aparecida Calazans, a primeira brasileira a ser imunizada contra a Covid-19, nesse domingo (17/01), em São Paulo, já havia tomado a dose da Coronavac durante os teste realizados pelo Instituto Butantan, e que a imunização desse domingo teria sido encenação.

A notícia Fake News foram baseadas na reportagem publicada no site do Conselho Regional de Enfermagem, que mostra Mônica falando a respeito da experiência de participar voluntariamente dos testes da vacina.

Sobre a reportagem, o Instituto Butantan informou que de fato a enfermeira participou dos testes clínicos como voluntária, mas ao invés da Coronavac ela havia recebido placebo.

— Isso foi comprovado porque, antes de ser vacinada, fez teste sorológico para Covid-19, que não detectou presença de anticorpos do vírus. Portanto são falsas as mensagens que acusam suposta encenação — esclareceu o Instituto Butantan.

A imunização aconteceu nesse domingo (17/01), no Hospital das Clínicas, no Estado de São Paulo, logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dá parecer favorável ao uso emergencial da vacina no Brasil.

A primeira dose da vacina aconteceu nesse domingo — © Amanda Perobelli