Covid: Delta avança em AL, mas Gama continua sendo a variante predominante

No início do mês de setembro, Alagoas que agora soma 12 casos da variante Delta, havia notificado apenas 5 casos.

Pesquisa sobre o novo coronavírus na Fiocruz | © Divulgação/Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisa sobre o novo coronavírus na Fiocruz | © Divulgação/Fundação Oswaldo Cruz

A variante Delta continua sendo a grande preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades da saúde em Alagoas. Porém, a Gama, variante que apareceu pela primeira vez no Amazonas, continua sendo predominante no estado.

De acordo com o boletim epidemiológico especial divulgado pelo Ministério da Saúde, já foram notificados em território alagoano 361 casos de contágio por variantes, sendo 348 pela Gamma, 1 pela variante Alpha, além de 12 pela Delta.

No início do mês de setembro, Alagoas havia notificado apenas 5 casos da variante Delta do coronavírus. Dos últimos três casos, dois foram registrados em Maceió e um no município de Marechal Deodoro, localizado na região Metropolitana da capital.

Ainda conforme o boletim do Ministério da Saúde, Alagoas aparece no ranking como o terceiro estado do Nordeste em número de casos confirmados e fica atrás apenas da Paraíba, que até agora confirmou 127 casos, e do Ceará, que já registrou 122 casos.

O MS ressalta que, o problema da variante Delta é o seu alto poder de transmissibilidade. Como comparativo, cada pessoa contaminada pela variante Alpha, contamina mais três, a Delta provavelmente é o dobro ou mais do que isso.