Covid: Brasil já tem data para o início da aplicação da 3ª dose; veja

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, idosos com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas serão os primeiros contemplados.

Profissional da saúde vacinando cidadã contra a Covid-19 | © Poder 360

Profissional da saúde vacinando cidadã contra a Covid-19 | © Poder 360

O Brasil já tem data definida para iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, conforme anunciou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que participou de uma reunião com técnicos da área e representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) nesta terça-feira (24/8).

Segundo Queiroga, a partir do dia 15 de setembro, idosos com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas, como aquelas que realizaram transplantes recentemente ou que têm câncer, serão contemplados. O imunizante escolhido para a dose de reforço será a Pfizer.

A injeção de reforço tem sido defendida por especialistas diante do aumento de infecções entre imunizados com as duas doses e de evidências científicas de que a proteção induzida pelas vacinas cai ao longo do tempo. Países como Estados Unidos, Israel e Chile também adotaram a estratégia da 3ª dose.

O ministro informou que a aplicação nos idosos seguirá uma ordem cronológica, do mais velho para o mais novo. Também a partir de 15 de setembro, o ministério vai reduzir o intervalo da aplicação da segunda dose dos imunizantes da Pfizer e Astrazeneca, das atuais 12 semanas para oito semanas.

De acordo com Queiroga, no dia 10 de setembro, a pasta finalizará a distribuição das vacinas para a aplicação da primeira dose em toda a população brasileira com mais de 18 anos, o que abre espaço para a antecipação e o reforço vacinal anunciado.