COVID-19: Acho que estou com coronavírus e agora?

A principal recomendação do Ministério da Saúde é ligar para o 136 e receber as orientações individuais.

Vacina contra coronavírus

Vacina contra coronavírus

Em primeiro lugar é preciso ter muita calma e não se desesperar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a doença é muito contagiosa, mas a taxa de mortalidade é considerada baixa comparada a outras doenças, principalmente em pacientes jovens e sem doenças associativas.

Atenção para os sintomas

Está com febre (acima de 37,8°) acompanhado de ao menos um sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, nariz entupido, dificuldade para engolir ou dor de garganta) e teve contato com alguém que testou positivo para o coronavírus ou que fez  viajem internacional nos últimos 15 dias?

Segundo especialistas, o contagio pode ocorrer desde um aperto de mão até estar em um ambiente fechado com um pessoa infectada.

Veja também: Sobe para 209 o número de casos suspeitos de coronavírus em Alagoas; veja a lista dos municípios

A recomendação do Ministério da Saúde é de ligar para 136 para receber as orientações especificas para cada caso e permanecer isolado por no mínimo 14 dias.

No caso de sintomas leves, o isolamento social uma boa alimentação e hidratação é o mais recomendado. Já nos casos onde o paciente apresenta fortes sintomas, principalmente os que estão dentro do grupo de risco (idosos com outras doenças que fragilizem a saúde e pacientes imunocompetentes ou imunossuprimidos) devem ser encaminhados a uma unidade de saúde ou hospital regional.

Quais cuidados devo ter para não contaminar outras pessoas?

Para evitar contaminar outras pessoas é necessário seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), isolamento social por 14 dias, lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel 70% quando não houver acesso a água e sabão e evitar tocar no rosto.