China afirma ter ‘desenvolvido com sucesso’ vacina contra o Covid-19

Foram autorizados ensaios clínicos em humanos, mas não é revelado quando é que os testes vão decorrer

China afirma ter desenvolvido com sucesso vacina contra Covid-19 — © EPA/DAVID CROSLING AUSTRALIA

China afirma ter desenvolvido com sucesso vacina contra Covid-19 — © EPA/DAVID CROSLING AUSTRALIA

Coronavírus — O Ministério da Defesa chinês anunciou nessa terça-feira (17) ter “desenvolvido com sucesso” uma vacina contra o coronavírus (SARS-CoV-2), e deu o aval para que pesquisadores iniciem testes em humanos. O texto, no entanto, não especifica quando esses ensaios começariam.

A vacina foi desenvolvida pela equipe de pesquisa liderada pelo epidemiologista Chen Wei, da Academia Militar de Pesquisa Médica, ligada à Academia Militar de Ciências. Segundo Chen, a vacina segue “padrões internacionais e regulamentos locais”e está pronta para em “produção em larga escala, segura e eficaz”.

Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram na segunda-feira (16) que cientistas norte-americanos realizaram o primeiro teste da vacina contra o novo vírus em humanos. Voluntários do estado de Seattle, um dos mais afetados pela pandemia no país, começaram a ser imunizados.

Na corrida por uma solução, laboratórios farmacêuticos e de pesquisa em todo o mundo competem para desenvolver tratamentos e vacinas para o coronavírus. A empresa de biofarmacologia americana American Gilead Sciences, por exemplo, está nos estágios finais de testes clínicos na Ásia.

Ela desenvolveu um tratamento antiviral chamado remdesivir. Médicos na China relataram que ele demonstrou ser eficaz no combate à doença. Até o momento, o pais já registrou pelo menos 3.326 mortes dente as 80.881 infecções por SARS-CoV-2 desde o início da epidemia.