Brasil já registra cinco casos da nova variante da Covid-19

Os casos foram registrados em São Paulo, no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

Subvariente Eris | © Pixabay/Reprodução

Subvariente Eris | © Pixabay/Reprodução

O Brasil já registrou cinco casos da nova variante do coronavírus, a Eris (EG.5): dois em São Paulo, um no Distrito Federal, um no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina, sendo este último o mais recente.

Nas últimas semanas, entidades que usam dados da rede particular de saúde complementar registraram aumentos expressivos de testes positivos para a Covid-19 em agosto e relacionaram o acontecimento ao surgimento da nova cepa, como uma possibilidade.

No entanto, nesta terça-feira (5/9), o Ministério da Saúde informou que ainda é “cedo” para dizer que o aumento de casos no mês anterior se deve a Eris. Isso porque, segundo a pasta, foi registrada uma elevação de 6% de testes positivos, uma taxa esperada para o período.

“Conforme dados enviados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, entre as semanas epidemiológicas (SE) 31 e 32 de 2023, foi observado um aumento de 6% no número de casos de covid-19 notificados, taxa dentro do esperado para essa época do ano, quando aumentam os casos de infecções respiratórias. Ainda é prematuro afirmar que o aumento é causado pela nova variante EG.5”, disse o ministério.

Embora a Eris demonstre fácil transmissão, nenhuma gravidade da doença foi relatada pela OMS até o momento. Ainda assim, devido à sua vantagem de crescimento, é necessário tomar cuidado e estar atento. O alerta vale, principalmente, para pessoas incluídas em grupos vulneráveis, que possuem baixa imunidade.