Alagoas tem duas cidades com leitos de UTIs para Covid-19 100% ocupados

Trata-se dos municípios de São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema.

Leitos de UTI ocupados - @Reprodução

Leitos de UTI ocupados - @Reprodução

Um relatório da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) apontou que, pelo menos, duas cidades alagoanas já atingiram 100% de ocupação dos leitos de UTI, destinados aos pacientes com Covid-19.

Trata-se dos municípios de São Miguel dos Campos e Santana do Ipanema.

São Miguel dos Campos

Das 10 UTI’s disponíveis, todas já estão ocupadas. Além disso, o município dispõe de uma UTI Intermediária que também está tomada. Sobre os leitos clínicos da Covid-19 no município, segundo o relatório da Sesau, São Miguel dos Campos tem 136% de ocupação, já que foram disponibilizados 11 leitos e 15 estão ocupados.

Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira (18/03), São Miguel dos Campos tem 2603 casos confirmados de Covid-19, e já foram contabilizadas 55 mortes em decorrência da doença no município.

Santana do Ipanema

Em Santana do Ipanema, a taxa de ocupação de UTI também atingiu os 100%. Os 10 leitos que o município dispõe estão ocupados por pacientes em estado grave da Covid-19.

Dos 20 leitos clínicos, 19 estão ocupados. Portanto, isso representa 90% do total.

Este caso preocupa, dado o crescimento no número de casos em todo o estado e, sobretudo, a taxa de ocupação de leitos em todo o estado que já superam os 80%.

Veja no gráfico abaixo que, embora Santana do Ipanema tenha o maior número de casos acumulados da doença, São Miguel dos Campos está à frente em número de óbitos.

Maceió lidera em ocupação de UTI no estado

Confira abaixo o número de leitos que foram disponibilizados para cada município, quantos já estão ocupados e a porcentagem de ocupação de cada um deles.