Concurso

Urgente! Canceladas fases já realizadas dos concursos da PM, PC e CBM de Alagoas

O anúncio foi feito pelo secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques, nesta sexta-feira (29).

Publicado: | Atualizado em 29/10/2021 15:34


Secretário Fabrício Marques, titular da Seplag | © Arquivo Pessoal
Secretário Fabrício Marques, titular da Seplag | © Arquivo Pessoal

O secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques, anunciou nesta sexta-feira (29/10) o cancelamento das fases já realizadas dos concursos da Polícia Militar, Civil de do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

A medida se dá após o resultado da primeira fase da Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil, que constatou a atuação de um esquema nacional criminoso que estaria agindo contra a lisura dos três certames da Secretária Pública do Estado (SSP/AL).

“Dada a extensão da fraude, os resultados preliminares da investigação em andamento, deixam claro a impossibilidade da plena identificação de todos que se beneficiaram com o crime. De forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos com o esquema, conforme prevê os itens 15.27 e 15.28 do edital”, destacou o secretário.

Em nota, a Seplag informou que a decisão já foi comunicada à Justiça e que ela se faz necessária para que seja mantida a integridade e a transparência de um processo seletivo tão significativo para a população alagoana, além de repudiar a ação dos envolvidos no crime.

“A secretaria entende que a decisão é a única alinhada aos princípios que rege a realização de um concurso público e que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso do quadro dos servidores públicos de Alagoas”, concluiu Fabrício.

Confira a nota da Seplag na íntegra:

NOTA – CONCURSOS DA SEGURANÇA PÚBLICA DE AL

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) decidiu cancelar as fases já realizadas de três concursos da Segurança Pública, após o resultado da primeira fase da Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil. A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso, que estaria agindo contra a lisura não só das provas da PMAL, mas também de outros dois certames: o da Polícia Civil e o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Dada a extensão da fraude, os resultados preliminares da investigação em andamento deixam clara a impossibilidade da plena identificação de todos os que se beneficiaram com o crime, de forma que impede a exclusão apenas dos envolvidos no esquema, conforme preveem os itens 15.27 e 15.28 do edital:

15.27 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, que o candidato se utilizou de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso público.

15.28 O descumprimento de quaisquer das instruções supracitadas constituirá tentativa de fraude e implicará a eliminação do candidato do concurso.

A decisão, já informada à Justiça, busca assegurar que apenas os candidatos que, de fato, possuam as qualificações necessárias ao ingresso no serviço público sejam os verdadeiros aprovados. A Seplag lamenta a medida, que se faz necessária para que seja mantida a integridade e a transparência de um processo seletivo tão significativo para a população alagoana, e repudia a ação dos envolvidos no crime.

A Secretaria entende que a decisão tomada é a única que está alinhada aos princípios que regem a realização de um concurso público e, mais ainda, que pode honrar cada momento de estudo dedicado pelos candidatos ao ingresso no quadro de servidores públicos de Alagoas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Seplag Alagoas (@seplagalagoas)


Comentários


    Entre para nossos grupos

    Telegram
    Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
    WhatsApp
    Entre e receba as notícias do dia
    Entrar no Grupo


 
 
 
Especiais

Especial
Livro ensina técnica de leitura usada por Sherlock Holmes para expandir a memória

Aprenda a Melhorar sua Memória, Lendo até 10 Vezes Mais Rápido e Retendo Até 100% do Conteúdo


veja também

Veículo e funcionário dos Correios – © Reprodução
Concurso
Concurso dos Correios terá salários de até R$ 6.557,11; Veja datas

Com lançamento previsto para setembro, o certame se concentra em reforçar a equipe de Segurança do Trabalho da empresa.


Concurso Público - @Reprodução
Concurso
Veja a lista de concursos e PSS abertos para Alagoas em 2024

As oportunidades estão disponíveis em prefeituras, câmaras de vereadores e no Tribunal de Justiça


Concurso | © Reprodução
Concurso
Inscrições abertas para o concurso da Caixa: Saiba como se inscrever

A remuneração inicial para o cargo de técnico bancário novo é de R$ 3.762,00.


Caixa Econômica Federal | © Reprodução/Internet
Concurso
Edital do concurso da Caixa pode ser lançado até o dia 23 de fevereiro

Nesta quarta-feira (21), o presidente Luís Inácio Lula da Silva deve se reunir com o presidente da Caixa, Carlos Vieira. 


Caixa Econômica Federal | © Reprodução/Internet
Concurso
Edital do concurso da Caixa deve sair nos próximos dias

De acordo com a assessoria da Caixa, o edital deve ser publicado ainda no mês de fevereiro