MACEIÓ — O Governo de Alagoas oficializou, nesta terça-feira (13/01/2026), a criação das comissões organizadoras para a realização dos novos concursos públicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Os decretos nº 106.205 e 106.206 foram assinados pelo governador Paulo Dantas.
As comissões mistas têm como função principal planejar, coordenar e supervisionar todas as etapas que antecedem a publicação dos editais. De acordo com o Diário Oficial do Estado, os grupos de trabalho serão presididos pela Secretária Especial de Gestão e Patrimônio da SEPLAG, Júlia Carolina Barros Casado Beltrão.
A responsabilidade desses grupos inclui:
- Levantamento exato do número de vagas e cargos necessários;
- Elaboração do termo de referência para contratação da empresa organizadora;
- Análise jurídica das etapas do certame junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE);
- Acompanhamento da aplicação das provas e cronograma de resultados.
Qual o próximo passo para o concurso Detran e Uncisal?
Com as comissões instituídas, o próximo passo imediato em Alagoas é a escolha e contratação da banca examinadora. Somente após a assinatura do contrato com a instituição vencedora (como Cebraspe, FCC ou FGV) é que o cronograma oficial, com datas de inscrição e provas, poderá ser divulgado.
Para o concurso da Uncisal, a comissão conta com representantes da própria universidade, da SEPLAG e da PGE. Já no caso do Detran/AL, o grupo de trabalho inclui membros da diretoria do órgão de trânsito e técnicos da gestão estadual.
Até o momento, o governo de Paulo Dantas não detalhou a quantidade total de vagas, mas a expectativa é que os editais contemplem níveis médio e superior.
Como se preparar para os concursos de 2026?
Especialistas em concursos recomendam que os candidatos iniciem os estudos com base nos últimos editais realizados por cada órgão. Para o Detran/AL, o foco deve ser na legislação de trânsito atualizada, enquanto para a Uncisal, os conteúdos variam conforme as áreas administrativas e assistenciais de saúde.
A criação dessas comissões reforça a política de renovação do quadro funcional do estado, visando reduzir a dependência de contratos temporários na Saúde e melhorar o atendimento nos postos do Detran no interior, como em União dos Palmares.
Encontrou um erro? Fale com a redação: contato@br104.com.br.
