Arnold Schwarzenegger quase interpretou o primeiro Robocop

Schwarzenegger chegou a vestir a armadura do Robocop no set de gravações.

Robocop

Robocop

Há 34 anos, no dia 17 de julho de 1987, estreava no cinema um dos filmes que revolucionaria a história da ficção científica e mudaria a forma como os robôs são vistos para sempre. Trata-se de Robocop: O policial do futuro.

O longa metragem se tornou atemporal, por tratar de temas sociais que nunca saem de pauta, como, por exemplo, a forma como a polícia atua nas ruas. Um outro ponto importante do filme é o interesse de grande empresas no ramo da segurança, que levanta questões sobre privacidade, autonomia para matar em nome do dinheiro, etc. Além, é claro, da corrupção dos políticos em torno desse assunto.

Mas voltando ao set de filmagens, Robocop acabou sendo um filme com orçamento apertado, que custaria inicialmente um pouco mais de USSD 9 milhões, mas acabou saindo por USSD 13 milhões.

Uma das grandes dificuldades do diretor Paul Verhoeven foi encontrar alguém para interpretar o protagonista. Um dos primeiros atores cogitados foi Arnold Schwarzenegger. Ele tinha acabado de estrelar O Exterminador do Futuro, e seu sucesso no cinema poderia ajudar a alavancar Robocop, pensavam os produtores.

Schwarzenegger se animou com a possibilidade de interpretar o policial do futuro, e até gravou algumas cenas, mas a equipe percebeu que ele era muito grande para o personagem. A ideia era que o policial Alex Murphy fosse alguém comum, sem grandes músculos, e que sem o traje de robô, fosse incapaz de impor medo por seu porte físico.

Por essa razão, Robocop acabou sendo interpretado pelo ator Peter Weller, e Arnold Schwarzenegger saiu de cena.

Arnold Schwarzenegger – @Divulgação