Primeiro paciente recebe remédio que mata tumores e preserva células saudáveis

O remédio AOH1996 tem sido produzida há 20 anos e, durante esse tempo de desenvolvimento, apontou resultados similares.

O AOH1996 atua matando seletivamente as células cancerígenas e preservando as saudáveis | © Reprodução

O AOH1996 atua matando seletivamente as células cancerígenas e preservando as saudáveis | © Reprodução

O primeiro teste do remédio AOH1996, que pode ser muito promissor para o tratamento contra o câncer, foi realizado em um paciente, e o resultado foi o melhor possível, segundo a revista Cell Chemical Biology. O medicamento atua matando seletivamente as células cancerígenas e preservando as saudáveis.

Antes do ensaio clínico de fase 1, os pesquisadores aplicaram o medicamento em mais de 70 linhagens de células cancerígenas e normais.

O remédio tem sido produzida há 20 anos e, durante esse tempo de desenvolvimento, apontou resultados similares, preservando as células saudáveis e atacando diretamente as comprometidas.

Além disso, o medicamento tem sido trabalhado em cima da variante cancerígena da proteína PCNA, que tem um papel fundamental no reparo e na replicação do DNA em tumores.

Segundo Linda Malkas, pioneira do medicamento no Departamento de Diagnóstico Molecular e Terapêutico Experimental da City Of Hope, o AOH1996 seria como um vigilante que desliga a água de uma banheira que já está cheia, impedindo que os tumores se espalhem por toda a casa.

“Imagine o câncer como a água enchendo uma banheira. Se não forem controlados, os tumores ou a água acabaram transbordando e danificando outras partes da sua casa”, explicou Linda. “Ele esvazia a banheira e elimina o câncer”, disse.

Com o ensaio clínico de 1° fase, a fabricante do medicamento pretender descobrir a dose máxima dele que pode ser tolerada, avaliando também a eficácia da pílula em humanos.

Os pacientes que podem participar do teste têm que ser adultos com tumores, que passaram por tratamentos convencionais que não foram eficazes. Eles serão orientados a ingerirem o remédio 2x ao dia.