Filha de alagoanos, menina de 8 anos descobre sete asteróides no espaço

Nicole Oliveira é associada ao Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas.

Publicado: | Atualizado em 16/08/2021 09:24

Nicole Oliveira - @Reprodução

Nesta semana, os principais portais de notícias do país voltaram seus olhares para a pequena Nicole Oliveira, de 8 anos, que ficou famosa por já ter descoberto 7 asteróides no espaço, usando um microscópio amador.

A menina é filha de um casal alagoano – Zilma Janaká, artesã, e Jean Carlo Oliveira, analista de sistemas – e é uma das crianças que integram o Programa Caça Asteroides, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e já é associada ao Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas.

Segundo a mãe de Nicole, a menina cursa o 3º ano do ensino fundamental, e embora goste muito de estudar sobre astronomia, a família cuida para que ela tenha uma vida normal, dividindo seu tempo entre estudos e brincadeiras comuns a crianças de sua idade.

Em sua conta no Instagram, a menina costuma publicar vídeos com dicas sobre astronomia, fotos de seus certificados e troféus, além de entrevistas com astrônomos renomados. Recentemente, ela participou de uma live com o ministro Marcos Pontes, falando sobre o programa Caça Asteróides.

“Ela deitava no chão e ficava olhando para o céu, pedindo estrelas.” O interesse pelo universo fez com que, no aniversário de 7 anos, Nicole pedisse um telescópio aos pais. “Não queria festa. Nós dissemos que este presente era bem mais caro, porém nos esforçamos para realizar o desejo dela e, então, compramos”, diz Zilma.

Você pode encontrar Nicole no Instagram através do perfil “nicolinha2012”.

Nicole Oliveira - @Reprodução