Semarh emite alerta para fortes chuvas na região da Zona da Mata alagoana

O aviso, classificado na cor amarela, abrange o Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco, sendo válido a partir da tarde desta quarta (31) até esta quinta-feira (1/6).

Alerta meteorológico | © Reprodução

Alerta meteorológico | © Reprodução

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) emitiu um aviso meteorológico nesta quarta-feira (31/5) alertando para a intensificação da chuva em algumas regiões de Alagoas. O aviso, classificado na cor amarela, abrange o Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco, sendo válido a partir da tarde desta quarta (31) até esta quinta-feira (1/6).

Segundo a SPDEN, a presença de um cavado em baixos e médios níveis da atmosfera, juntamente com o escoamento de sudeste, favorece a formação de áreas de instabilidade na faixa leste da Região Nordeste, especialmente entre o litoral de Pernambuco e Sergipe nas próximas 24 horas. Nas regiões ambientais do Litoral e Baixo São Francisco do Estado de Alagoas, é necessário uma atenção especial.

O órgão alerta ainda para a ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada, que podem persistir e causar acumulados significativos em pontos isolados da faixa litorânea, incluindo a região metropolitana de Maceió. Nas demais regiões ambientais do estado, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de chuva para Alagoas, com vigência até a manhã desta quinta-feira. Um dos alertas, classificado na cor laranja, indica perigo, enquanto o outro, na cor amarela, representa perigo potencial.

Esses alertas foram emitidos na manhã de quarta-feira, e a previsão indica que algumas cidades alagoanas podem registrar até 100 milímetros de água por dia.

De acordo com o alerta laranja, os municípios do Leste do Estado, incluindo a capital e mais 30 cidades, estão sujeitos a alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, dependendo da intensidade da chuva. A previsão meteorológica indica entre 30 e 60 milímetros de chuva por hora e de 50 a 100 milímetros por dia.

Diante das condições climáticas adversas, o Inmet recomenda que a população evite sair de casa e fique atenta a possíveis alterações nas encostas. Se possível, os moradores das áreas afetadas devem desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundação ou situações similares, é aconselhável proteger os pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos.